Sábado, 27 de Abril de 2024
23°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

BRDE BRDE

Ipardes vai mensurar impactos do crédito do BRDE na economia da região Sul

O trabalho vai analisar quais os efeitos dos financiamentos realizados pelo BRDE no Paraná e nos demais estados do Sul no mercado de trabalho, em ...

01/12/2023 às 18h11
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: BRDE
Foto: BRDE

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) assinaram nesta sexta-feira (1) um acordo de cooperação para um trabalho que vai mensurar os impactos do crédito ofertado pelo banco no setor produtivo da região Sul. O projeto é denominado Impactos Socioeconômicos das Contratações do BRDE nos Estados do Codesul. Integram o Conselho de Desenvolvimento do Sul o Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

O ato de assinatura do acordo foi realizado na sede do BRDE em Curitiba pelos diretores do banco Wilson Bley Lipski e João Biral Junior e o presidente do Ipardes, Jorge Callado.

O trabalho vai analisar quais os efeitos dos financiamentos realizados pelo BRDE no Paraná e nos demais estados no mercado de trabalho, em ações ligadas à inovação, no desenvolvimento dos municípios, entre outros.

"Essa análise de cenários vai ampliar o acesso às transformações sociais que realizamos pelo crédito. É uma metodologia confiável. A parceria dará mais precisão ao processo, desde abertura do crédito até a concessão do financiamento e seus reais impactos sociais", disse Bley.

De acordo com Callado, o Ipardes usa metodologia matemática em modelo que revela como subsidiar a formulação de políticas públicas estaduais e prover a sociedade em geral de conhecimento sobre a realidade. "Trata-se de um método aprimorado pelo Iparde, que avalia todos os itens de produção e consumo, observando as questões intersetoriais econômicas, o que reflete na geração de emprego, renda e produção", detalhou.

O acordo tem prazo de seis meses, com a possibilidade de se estender por mais seis meses. A previsão é de que os primeiros resultados sejam divulgados até março.

Com essa primeira análise, o BRDE terá condições de avaliar quais medidas podem alavancar a captação de recursos de fontes nacionais e internacionais para injetar na economia, além de melhorar eventuais protocolos para concessão do crédito.

PRESENÇAS– Também participaram da solenidade de assinatura a gerente de Planejamento Lisiane Astarita e o chefe da Coordenadoria de Implementação de Exigências Regulatórias, Anderson José Amâncio, ambos do BRDE; o diretor do Centro de Pesquisa do Ipardes, Júlio Suzuki, e a chefe de gabinete do instituto, Sonia Regina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 19h04 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 29°

Dom 30°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 19°C
Qui 26°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias