Dança e teatro se encontram no espetáculo “Ahosis: As Guardiãs”, que homenageia a força feminina, o protagonismo de artistas africanos e brasileiros pretos. A estreia no Teatro Guaíra está marcada 2 de dezembro, às 20 horas, e as apresentações seguem até dia 17. Os ingressos custam R$ 20.
O espetáculo conta com alguns objetos do próprio acervo do Centro Cultural Teatro Guaíra. Quatro apresentações serão destinadas para escolas públicas periféricas da Região Metropolitana de Curitiba.
O projeto da Ventania Produções promove a interculturalidade e é realizado por meio da Lei de Incentivo Mecenato, subsidiado pela Fundação Cultural de Curitiba.
A narrativa envolve a história do exército feminino do antigo reino de Danxomé (Dahomey ou Danhomé), atual República de Benin, conhecido por sua valentia e determinação. O exército também inspirou os filmes "A Mulher Rei" e "Pantera Negra".
O enredo traz muitas referências de lugares possíveis que uma mulher pode ocupar em termos de papéis sociais, fazendo o público compreender como começou o reino e o exército das Ahosis, implacáveis guerreiras que lutaram bravamente contra os colonizadores.
O espetáculo faz uma viagem histórica pelos cantos, gritos de guerra, rituais de preparação e festejos do povo beninense, flertando com a inovação, o afrofuturismo e saberes afro-brasileiros.
Serviço:
Ahosis: As Guardiãs
Apresentação: 2 a 17 de dezembro
Dia 2 (sábado), às 20h
Dia 3 (domingo), às 19h
Dia 6 (quarta), às 10h e 20h - duas sessões
Dia 9 (sábado), às 20h
Dia 10 (domingo), às 10h
Dia 13 (quarta), às 10h e 20h - duas sessões
Dia 16 (sábado), às 20h
Dia 17 (domingo), às 19h
Local: auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório)
Duração do espetáculo: uma hora
Classificação: livre
Ingressos: Ticket Fácil