Domingo, 25 de Fevereiro de 2024
21°

Chuvas esparsas

Nova Cantu, PR

Economia Negócios

Cooperativas financeiras são reconhecidas pelo Recip

A cerimônia do Reconhecimento Inovação com Propósito - Recip aconteceu na sede do Banco Central do Brasil, no dia 13 de novembro, e foi marcada pel...

29/11/2023 às 15h46
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:

No último dia 13 de novembro, o “Recip – Reconhecimento Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro – 2º Ciclo” reuniu autoridades do cooperativismo e representantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN) em Brasília (DF). A cerimônia aconteceu na sede do Banco Central do Brasil (BC), em formato híbrido, presencial e on-line.

Iniciativa da Fenasbac, implementada pelo Instituto Fenasbac e apoiada pelo BC e pela UNFCU-ONU (United Nations Federal Credit Union), o Recip tem como objetivo analisar o potencial de inovação com propósito das cooperativas financeiras, reconhecer as melhores práticas, indicar referenciais de gestão e demonstrar o valor do segmento no país.

Paulo Aragão, presidente do Conselho Gestor da Fenasbac, fez a abertura oficial do evento, que também teve a participação de Fabíola Nader, gerente geral do Sistema OCB, e de Ailton Aquino, diretor de fiscalização do BC.

Aragão chamou a atenção para a importância da iniciativa para a sustentabilidade do cooperativismo financeiro: “Por meio do Recip, levantamos dados que nos mostram em quais aspectos existe espaço para melhorias e como podemos, juntos, criar estratégias de crescimento”. Ele também destacou o pioneirismo do Recip, que assumiu a vanguarda na elaboração de um modelo que analisa propósito no cooperativismo financeiro, na prática.

Já a gerente geral do Sistema OCB falou sobre o diferencial do cooperativismo financeiro e ressaltou que é importante mostrá-lo a todo o Brasil. “Esse é o nosso grande desafio, de todas as cooperativas. E a gente vê, então, no Instituto Fenasbac mais uma iniciativa da gente conseguir mostrar isso para a sociedade”.

Ainda de acordo com Nader, a COP28 (28ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, na Expo City, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos), receberá um painel específico sobre cooperativismo. “A OCB levará os cases das cooperativas de crédito brasileiras e das cooperativas agropecuárias para mostrar os impactos do cooperativismo na sociedade”, diz.

Ailton Aquino falou sobre o desafio de preservar e cultivar princípios em um panorama de inovação: “[O Recip] reforça, incentiva e induz esse movimento permanente e necessário de inovação, ao mesmo tempo que nos lembra que todo o processo deve estar acompanhado e lastreado por propósito”.

Ao longo da programação, representantes dos sistemas das cooperativas participantes do Recip e autoridades do SFN ocuparam duas mesas de diálogos. Harold Espínola, chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias do BC mediou uma das mesas e destacou que o propósito e os princípios do cooperativismo devem ficar claros para todos.

Para Espínola, “não basta fazer ou ter princípios, isso tem que ser percebido pelos cooperados e pela sociedade”, o que mostra a importância de iniciativas como a do Recip, que busca organizar a apresentação do que parte das pessoas já fazem e incentivar a outros que também façam.

Telma Galletti, superintendente da Confebras, diz que é importante apoiar iniciativas como o Recip, que promove um ganho para todo o ecossistema. Em sua fala, durante o segundo painel, ela citou um estudo do Mackenzie que indica que os jovens querem se conectar com as instituições que têm propósito. “Se nós somos um movimento com mais de 300 milhões de cooperados ao redor do mundo e, no Brasil, mais de 18 milhões, e se precisamos fazer a diferença, a gente tem que apoiar”, diz.

Cooperativas financeiras de todo o país participaram do ciclo. A participação das singulares, com destaque às regiões Norte (+250%) e Centro-Oeste (+120%) cresceu 22% em relação à última edição. As cooperativas reconhecidas na dimensão global foram convidadas a participar, junto à Fenasbac e ao Comitê Técnico do Recip, do 6º UIS - United in Sustainability Summit, que acontece no dia 30 de novembro de 2024, em Washington, nos Estados Unidos, sob o mote “Construindo resiliência através de ações sustentáveis”.

No encerramento, realizado pelo Comitê Técnico do Recip, a Coordenadora Geral, Carolina Castro, informou que o 3º ciclo acontecerá em 2024 e que iniciará em fevereiro: “O nosso olhar está focado em inovação com propósito, em resultados não financeiros. Desse modo, cooperativas financeiras de [...] todos os estados do Brasil participam com igualdade de condições.” Nesta edição, 26 cooperativas foram elegíveis ao reconhecimento. A seguir, é possível conferir a lista das reconhecidas e suas dimensões:

Inovação Colaborativa

Sicredi Centro Sul MS

Sicredi Ouro Verde MT

Viacredi Alto Vale

Inovação Participativa

Sicredi Cerrado GO

Sicredi Sudoeste MT/PA

Viacredi Alto Vale

Inovação no Desenvolvimento de Capacidades

Evolua (Ailos)

Sicoob Sarom

Unicred União

Inovação ESG

Sicredi Cerrado GO

Sicredi Sudoeste MT/PA

Viacredi Alto Vale

Inovação em Finanças Verdes

Sicredi Cerrado GO

Sicredi Ouro Verde MT

Sicredi Sudoeste MT/PA

Inovação com Propósito Global

Sicoob Coopemata

Sicredi Conexão

Viacredi

Para mais informações, basta acessar: https://reconhecimento.ifenasbac.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 22h09 - Fonte: ClimaTempo
21°
Chuvas esparsas

Mín. 19° Máx. 32°

Seg 31°C 19°C
Ter 31°C 21°C
Qua 29°C 20°C
Qui 32°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias