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Marca SEBRAE tem o alto renome reconhecido pelo INPI
Através da assessoria do escritório especializado Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, a marca SEBRAE teve o alto renome reconhecido pelo INPI na seman...
28/11/2023 14h21
Por: Redação Fonte: Agência Dino

Com a assessoria do escritório de advocacia Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, especializado em Propriedade Intelectual, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE conquistou, na semana passada, o alto renome da marca SEBRAE.

O status é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) após análise minuciosa e criteriosa de evidências de que determinada marca extrapolou seu escopo primitivo de proteção em razão de sua alta distintividade e do grande reconhecimento perante o mercado. Desta forma, a marca SEBRAE entrou para um seleto time de pouco mais de 100 marcas reconhecidas pelo INPI como de Alto Renome.

Em razão do nível de reconhecimento alcançado, as Marcas de Alto Renome recebem tratamento diferenciado em relação a marcas comuns, sendo protegidas, pelo período de 10 anos, em todos os ramos de atividade. A proteção extensiva tem o objetivo de evitar o aproveitamento parasitário por terceiros e a diluição do poder distintivo das marcas que atingiram esse status.

Dentre os documentos apresentados pelo escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira para embasar o requerimento de alto renome, constava uma pesquisa de opinião pública conduzida pela empresa KG CESÁRIO, que constatou que 97,9% dos entrevistados reconheceram espontaneamente a marca SEBRAE, o que equivale a um reconhecimento por mais de 161 milhões de brasileiros com mais de 16 anos.

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Há mais de 50 anos o Sebrae desempenha um papel relevante no fomento e desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. A parceria bem-sucedida com o escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira fortaleceu ainda mais a posição e a credibilidade da marca SEBRAE, consolidando-a como referência no seu segmento.

“O reconhecimento do alto renome pelo INPI apenas chancelou algo que já sabíamos: a marca SEBRAE está presente na mente e no coração dos brasileiros, até mesmo daqueles que não são empreendedores, tendo em vista a importância dela para o país – é impossível alguém dizer que não conhece o SEBRAE”, afirma a advogada associada Isadora Lima, que atuou no processo de requerimento do alto renome.

Andréa Possinhas, sócia sênior do escritório e responsável pela área de Propriedade Intelectual e Marcas, relata: "estamos extremamente felizes pelo reconhecimento do Alto Renome da marca SEBRAE. Essa conquista é um testemunho do nosso compromisso com a excelência e da parceria sólida que estabelecemos com o SEBRAE, uma das entidades que mais estimula o empreendedorismo no Brasil".

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, essa nova conquista do Sebrae coroa um trabalho que a instituição realiza há 51 anos em defesa do empreendedorismo e dos donos de pequenos negócios no país. “No primeiro semestre deste ano, nós já havíamos sido reconhecidos como a sexta marca mais forte do Brasil, segundo o ranking da Brand Asset Valuator (BAV). Agora, com o título de Marca de Alto Renome, concedido pelo INPI, alcançamos um novo patamar de credibilidade. Isso é motivo de muito orgulho, mas também uma enorme responsabilidade”.

Sobre o Escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira

Fundado na capital do Rio de Janeiro no ano de 1969, o escritório construiu sua reputação na área de Propriedade Intelectual. Em 2012, o escritório alterou seu quadro societário com a entrada da sócia Andréa Possinhas e passou a ser denominado Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, com o objetivo de incrementar e reafirmar sua atuação, aliando tradição e contemporaneidade, através de uma aproximação maior com seus clientes e uma renovação nas práticas dos serviços prestados.

Com uma trajetória consolidada, o escritório tem se destacado pela sua atuação, expertise e abordagem personalizada, além do compromisso com a satisfação do cliente.

Entre os clientes encontram-se grupos empresariais nacionais e estrangeiros, concessionárias de serviços públicos, além de pequenos e médios empreendedores e pessoas físicas, em todos os setores da indústria, especialmente nas áreas farmacêutica, de petróleo e gás, química, mecânica, tecnologia, têxtil, entretenimento, tabaco, alimentos, bebidas, calçados e cosméticos.