Segurança Segurança Pública
AIFU fiscalizou 1,2 mil comércios e aplicou 1,4 mil autuações em 2023
A AIFU é uma seção operacional vinculada ao Comando de Policiamento Especializado, formada por militares estaduais e conta também com a participaç...
27/11/2023 16h05
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) realizou, desde o início de 2023, 145 operações em Curitiba e Região Metropolitana, com a fiscalização de 1.243 estabelecimentos comerciais, resultando em 1.423 autuações administrativas e 324 pessoas detidas. Os dados constam em balanço divulgado nesta segunda-feira (27).

A AIFU é uma seção operacional vinculada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE). Formada por militares estaduais que exercem atividades relacionadas com a fiscalização urbana, conta também com a participação de agentes públicos das esferas estadual e municipal.

DE acordo com o capitão Rafael Burbello Risoni, comandante da AIFU, os resultados obtidos são relevantes e têm impacto positivo na ordem pública. “A AIFU realiza as fiscalizações de forma conjunta e coordenada, onde casa órgão público envolvido atua dentro de suas atribuições. Desta forma, aumenta-se a abrangência da fiscalização, resultando em uma ação mais eficiente e com menor risco”, disse.

Um reflexo da união de esforços em prol do cidadão paranaense está também no grande número de apreensões feitas pela AIFU de janeiro a novembro. Foram tirados de circulação 302 máquinas caça-níqueis, 6.324 cigarros eletrônicos e mais de R$ 140 mil provenientes de ilícitos, além de 34.441 maços de cigarro e 3.802 garrafas de bebidas originárias de contrabando/descaminho.

A missão principal da AIFU é fiscalizar estabelecimentos comerciais que estejam relacionados a denúncias envolvendo problemas quanto à segurança, salubridade e tranquilidade pública, em conjunto com outros órgãos municipais, estaduais, tais como Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Urbanismo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Setran e Guarda Municipal.

"As ações e operações são planejadas e coordenadas pela Polícia Militar, visando a preservação da ordem pública, na concepção mais abrangente do termo. Nesse contexto, atua na prevenção e repressão, tanto de infrações penais como administrativas", ressaltou o comandante da AIFU.