A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 2,1 pessoas durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu nos dias 22, 23 e 24, em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, e em Umuarama, no Noroeste do Estado. O evento na RMC aconteceu em parceria com o Paraná em Ação.
Durante o evento, os policiais civis realizaram registro de boletim de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.
Foram confeccionadas 679 carteiras de identidade em Itaperuçu e 459 em Umuarama. A disponibilização dos serviços visa ajudar a população mais carente e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade.
"A participação da PCPR traz um respaldo muito grande por município, porque vários serviços podem ser ofertados para a comunidade. São serviços de identificação, esclarecimento sobre a instituição e suas atribuições. Julgamos de grande valia essa participação da PCPR", disse o Procurador-Geral de Itaperuçu, José Ari Nunes.
A psicóloga Renata Santana, de 27 anos, também de Itaperuçu, levou o sobrinho Alison Pietro, de 8, que sonha em ser policial para conhecer um pouco mais sobre o trabalho da PCPR. "Essas ações trazem conhecimento sobre o serviço que, muitas vezes, não sabemos. Foi super acessível, trouxe meu sobrinho que tirou as dúvidas, também foi incentivado, principalmente para ele que está começando a questão escolar e quer ser policial", contou ela.
A moradora de Umuarama e servidora pública Ana Paula Nunes levou a filha para confeccionar a 1ª via da carteira de identidade e enquanto esperava o atendimento aproveitou as atividades lúdicas oferecidas durante o evento. "É muito legal essa interação que as crianças podem ter com a policia. Acho interessante esse contato", afirmou.
PCPR NA COMUNIDADE -O programa ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.