Os cuidados dos homens com a saúde e a beleza deixaram de ser tabu e se tornaram tendência, fazendo com que eles passassem a buscar por uma melhor aparência, refletindo também na preocupação com a saúde e o bem-estar. Nesse contexto, uma pesquisa estadunidense, publicada pela Grand View Research, apontou que o mercado de produtos para cuidados masculinos foi avaliado em US$ 30,8 bi em 2021 e apresenta estimativa de crescimento de 9,1% ao ano entre 2022-2030.
Caminhando na mesma direção, uma publicação realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) aponta, inclusive, que o mercado de produtos e serviços direcionados ao público masculino está entre as principais tendências para o setor de beleza nacional em 2023.
Carlos Augusto Bruck Pereira Olivares, CEO da Proper Jack explica que os cuidados pessoais masculinos sempre existiram, porém, nos últimos anos, o interesse em cuidar de si mesmo vem aumentando cada vez mais entre os homens, principalmente entre as gerações mais novas.
"O mercado de cuidado pessoal masculino está em crescimento acelerado no mundo todo, sendo o Brasil um dos maiores centros consumidores do planeta. Com a crescente conscientização sobre a importância do cuidado com a pele e a aparência, a demanda por produtos específicos para homens está em alta", afirma.
Compromisso além da estética
Ainda de acordo com a consultoria Research & Markets, em publicação feita pelo Sebrae, o segmento de cosméticos e produtos de beleza voltados para homens segue com números expressivos e a previsão é que o setor movimente até USS 78,6 bi em 2024.
O CEO da Proper Jack concorda que estes números indicam que esse mercado continuará crescendo de forma acelerada, visto que os homens têm se preocupado cada vez mais com seu bem-estar e aparência. "O aquecimento do segmento de cuidado pessoal masculino pode ser atribuído à mudança de mentalidade dos homens em relação ao autocuidado, ao aumento da conscientização sobre saúde da pele", fomenta.
A preocupação masculina não é apenas com a estética, mas com a saúde também. E para que os resultados desejados sejam alcançados pelos homens, Carlos Augusto reforça que é necessário que todo o protocolo de autocuidado e bem-estar seja cumprido.
"É preciso estar atento à diversificação de produtos, ao marketing direcionado, à transparência e sustentabilidade das marcas, à evolução das tendências de beleza, ao acesso à informação e à busca por uma aparência melhor”, diz. “Esses fatores combinados estão impulsionando o crescimento ímpar desse mercado", finaliza.
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