Com início da pré-produção do filme “O Milagre de Juranda” esta semana, a prefeita Leila Miotto Amadei (PSD) falou das expectativas para o desenvolvimento do projeto de turismo religioso e rural que está em andamento. Também comentou sobre o consequente crescimento da economia local e regional que se espera – e já vem ocorrendo – com a produção fílmica.
Para Leila, todo esse trabalho será um ‘divisor de águas’ para a cidade e toda a região. Ele promete movimentar diversos setores do município, impactando ‘positivamente’ a economia. “Grande parte do valor do filme vai ficar aqui”, disse, ao exemplificar que já há pessoas que farão parte do elenco buscando locais para se hospedar. Ela avaliou que também serão beneficiados o setor de beleza, gastronomia, área de corte e costura, alugueis de carros, entre outros segmentos do comércio.
Conforme a gestora, grande parte do projeto turístico que está em andamento tem apoio da Câmara dos Deputados Federais. Além disso, acrescentou que será necessário um investimento de aproximadamente R$10 milhões para o projeto, financiado pelo Governo Estadual. Destacou, ainda, que o incentivo da Câmara de Vereadores também tem sido importante.
A primeira fase no município para a produção do filme foi a seleção do elenco secundário, que ocorreu nessa quarta-feira (8). Atores de várias cidades da região estão concorrendo a uma vaga. “Foram mais de 70 pessoas que participaram do processo de seleção”, anunciou Leila. Dessas, em torno de 40 serão selecionadas. As gravações com os atores secundários estão programadas para começar a partir da próxima quarta-feira (15). Já o elenco principal, que fará papeis de ‘mais de peso’, como o pai, a mãe, o avô da criança, segundo a prefeita, devem começar as filmagens início de janeiro de 2024. A previsão de lançamento do filme é meados de 2024, tanto no Brasil quanto no exterior.
Uma das grandes expectativas da administração pública local com o filme é movimentar o setor turístico. “A gente quer aproveitar a oportunidade de convidar as pessoas a virem visitar o nosso projeto aqui em Juranda, conhecer essa história de fé e esperança do Lucas”, falou, ao completar que os visitantes podem ter acesso à uma experiência documental no Centro Cultural. O atendimento é feito qualquer dia da semana. Aos finais de semana e feriados é necessário agendamento.
Iniciativa do filme O projeto de turismo que está sendo desenvolvido no município foi o que despertou interesses para a produção do filme. “Nós já estamos trabalhando nesse projeto de turismo há mais de quatro anos. Ele foi construído em várias fases”, informou Leila, acrescentando que o projeto está todo baseado na história do menino Lucas.
O garoto, que foi desenganado pelos médicos que o atenderam por ter de sofrido um traumatismo craniano gravíssimo após cair de uma janela de 6,5 metros, recuperou-se. Com a inexplicável cura, a história dele foi considerada um milagre. Isso levou, inclusive, à canonização dos Pastorinhos de Fátima, os irmãos Francisco e Jacinta Marto, por intercessão atribuída a eles. A prefeita explicou que, quando tomaram conhecimento desse projeto que estava sendo desenvolvido no município, os produtores do filme procuraram a gestão pública. Fizeram, então, a proposta de produção do longa-metragem sobre a história do Lucas. “A gente achou isso maravilhoso. Conversamos com a família, que deu a autorização”, enfatizou. A partir disso, a produtora, iniciou todo o processo para a proposta do filme no Ministério da Cultura, que foi aprovado e publicado no Diário Oficial.