Tecnologia Tecnologia
Até 2028, 60% das vendas serão feitas com IA
Estudo da Gartner também prevê que Inteligência Artificial aumentará produtividade nas vendas; empreendedor vê começo de uma “nova etapa” em que IA...
03/11/2023 14h55
Por: Redação Fonte: Agência Dino

De acordo com estudo publicado pela Gartner em setembro, até o ano de 2028, 60% de toda a força de trabalho em vendas será ocupada por tecnologias de Inteligência Artificial (IA). Atualmente, apenas 5% das operações de vendas são feitas usando IA, segundo a Gartner.

O estudo prevê ainda que, nos próximos dois anos, 30% da comunicação com o público das grandes empresas será gerada artificialmente por tecnologias de automação. Seguindo a mesma tendência, 14% das conversas para fechamentos de negócios já serão feitas usando tecnologias de automação em computadores e dispositivos móveis.

A IA também irá ocupar mais espaço nas funções de planejamento de vendas, segundo a Gartner. De acordo com a previsão do levantamento, 14% dos planejamentos de vendas e 15% das reuniões de preparação serão feitas com inteligência artificial.

O empreendedor Ricardo Rocha acompanha a tendência da evolução da IA nas empresas e explica que “a velocidade de execução e a especialização da comunicação se tornaram fatores críticos para o sucesso das vendas”. Portanto, prossegue ele, “os negócios devem se aparelhar à inteligência e eficiência das IAs, que funcionam como ‘colaboradores digitais’ na execução”.

Continua após a publicidade

Segundo os dados coletados pela Gartner, as áreas que mais serão impactadas pela IA generativa serão venda guiada, gerenciamento de previsões, visualização e análise, criação de plataformas e sistemas de integração, e colaboração. “Quanto mais trabalhamos com IA, mais ela aprende e melhora sua entrega”, pontua Rocha, afirmando que processos de integração, auditoria de dados, tomada de decisão baseada em dados transacionais, geração de conteúdo, marketing e reposição de estoques “são fortíssimas candidatas a serem dominadas pelas IAs”.

A Gartner estima que a adoção de IA generativa nas empresas irá trazer mais ganhos em produtividade de vendas, representando uma oportunidade de repensar como os recursos para estratégias de go-to-marketing são alocadas. A IA é capaz de combinar dados de consumidores com criatividade própria para gerar mensagens automáticas com qualidade.

“Estamos no começo de uma nova etapa da ‘sociedade superinteligente’ e as IAs serão parte da nossa vida assim como os smartphones. O que precisamos entender é que as IAs serão nossos ‘funcionários digitais’, que vão nos auxiliar e suportar com muita eficiência e velocidade na execução das atividades”, finaliza Rocha.

Para saber mais, basta acessar ricardorocha.com.br