Cidades Temporal
Roncador corre contra o tempo para recuperar estragos em vias rurais
A preocupação é com as previsões, que indicam chuvas volumosas para os próximos dias
24/10/2023 18h15
Por: Redação Fonte: Tribuna do Interior
Reprodução

Em decorrência das fortes chuvas registradas no município de Roncador nas últimas semanas, a administração municipal vem correndo contra o tempo em busca de ações para minimizar os danos provocados. O Governo do Paraná homologou, recentemente, decreto de situação de emergência no município.

A preocupação é com as previsões, que indicam chuvas volumosas para os próximos dias. “Sexta-feira a Casa Civil mandou para nós, para responder a eles, em um prazo de 48 horas, as principais demandas, para que a gente informasse a necessidade de combustível, óleo diesel, bueiro e viga de ponte”, informa o prefeito de Roncador, Vivaldo Lessa.

O gestor explica que já enviou relatório da Defesa Civil dentro dos prazos estipulados, com as informações necessárias, mas que ainda não houve retorno. Ao mesmo tempo, a equipe municipal também já está trabalhando em alguns pontos específicos que consegue atender. “Hoje mesmo [segunda-feira] a única máquina escavadeira hidráulica que temos foi atender o produtor João Muraro”, esclarece Lessa, acrescentando que recentemente as estradas na região em que o produtor mora já não estavam ‘boas’. Agora, a situação piorou.

O prefeito explica, ainda, que a prefeitura de Roncador fez uma parceria com o município de Iretama, que está cedendo eucaliptos e mão de obra. Dessa forma, Roncador está entrando com máquinas, madeira, viga, prego e outros materiais necessários para recuperarem uma das pontes danificadas. Segundo Lessa, também tem outras pontes com as cabeceiras danificadas. Com a intenção de procurar solucionar o problema de forma mais rápida, estão vendo a possibilidade de fazer uma força-tarefa, montando uma equipe para essas recuperações básicas.

Continua após a publicidade

Para os próximos dias, ainda há a previsão de altos volumes de chuva no município, o que gera uma apreensão por parte de toda a população e, inclusive, da administração pública. Por isso, como forma de se prevenir, o prefeito salienta que pediu ajuda ao Condescom (Consórcio de Desenvolvimento da Comcam), com apoio da patrulha rural, para ceder caminhões e escavadeiras do consórcio, em regime de emergência.