Turismo Turismo
Ministério do Turismo realiza ação de orientação sobre o Cadastur, em Mato Grosso (MT)
O foco foram os guias de turismo. Por Lei, esses profissionais devem estar registrados no cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor
23/10/2023 13h10
Por: Redação Fonte: Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo esteve em Mato Grosso (MT) para realizar ações de fiscalização e orientação com guias de turismo do Estado sobre a obrigatoriedade do registro no Cadastur para o exercício da atividade profissional. As ações ocorrem em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), entre os dias 18 e 20 de outubro, nos municípios de Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães.

A equipe do MTur esteve no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e na Rodovia Transpantaneira, em Poconé, e atuou com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo das cidades. Pousadas, agências, estabelecimentos privados que recebem turistas e outros representantes da Trade local também receberam informações dos técnicos.

A coordenadora de Fiscalização dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Daniela Saraiva, explica que a ação federal visa ampliar a atuação regularizada no setor. “Nossa fiscalização tem, inicialmente, o objetivo de orientar e mostrar aos guias, pousadeiros e agências a obrigatoriedade do registro no Cadastur. Também informa sobre a importância de se contratar profissionais regulamentados e, portanto, mais qualificados para exercer a atividade. Desta forma, o turista terá uma experiência boa e segura, garantindo que ele volte ou indique o destino”, explicou.

A coordenadora ainda reforçou que este foi um primeiro passo. “As ações devem ter continuidade pelo Estado, que é o nosso parceiro, para que seja realizada a fiscalização e a sensibilização da necessidade do exercício legal da profissão”, completou.

Continua após a publicidade

CADASTUR– O Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos tem como objetivo incentivar a formalização de guias e empreendimentos turísticos e oferece uma série de vantagens, como aumento da visibilidade, oportunidades de qualificação e apoio em eventos.

O registro é gratuito e obrigatório para sete categorias: acampamentos turísticos, agências de turismo, estabelecimentos de hospedagem, empresas organizadoras de eventos, parques temáticos, empresas de transporte turístico e guias de turismo.

Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo