O Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Paraná sediou nesta quarta-feira (11) um encontro alusivo ao Dia do Veterano. O evento reuniu membros das forças militares, tanto da ativa quanto da reserva, em um tributo aos militares estaduais que por décadas contribuíram para a construção da história da PMPR.
Celebrado em 1º de outubro, o Dia do Veterano é uma data comemorativa aos militares da reserva e reformados, em respeito às suas trajetórias. A data foi estabelecida por meio da Lei Estadual nº 20.257/2020, em referência ao momento histórico em que o primeiro cidadão provincial se vestiu com o uniforme da Polícia Militar do Paraná. Em 1854, o soldado Nicolau José Lopes foi incorporado na companhia da força policial.
O evento teve início com a apresentação dos militares veteranos ao subcomandante-geral da PMPR e comandante-geral em exercício, coronel Paulo Henrique Semmer. Depois, os militares estaduais entoaram a Canção 10 de Agosto, hino da PMPR, sob os acordes da Banda de Música da PMPR, que também interpretou o Exórdio do Veterano, uma homenagem especial aos presentes.
A cerimônia incluiu a leitura da Ordem do Dia, elaborada pelo comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva. No documento, ele destacou a contribuição dos militares estaduais veteranos à história da PMPR. “Os veteranos foram responsáveis pela edificação de nossa história, repleta de conquistas e de heróis que se misturaram à esplêndida história do Paraná”, disse.
Já Semmer ressaltou a atual relevância da PMPR no cenário nacional. “Se a Polícia Militar do Estado hoje é uma das melhores instituições do país, é pela história de cada um dos que passaram na instituição”, complementou.
O evento também contou com um café da manhã oferecido aos militares estaduais veteranos e o sorteio de brindes, disponibilizados pela Associação da Vila Militar (AVM) e pela Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (Assofepar).
PRESENÇAS– Também participaram do evento o chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira; o comandante do Comando do Policiamento Especializado (CPE), coronel Adilson da Silva; o presidente da Associação dos Militares Ativos e Inativos (AMAI), coronel veterano Altair Mariot; e o presidente do Clube dos Oficiais, coronel veterano Izaias de Farias.