Segurança Segurança Pública
PCPR na Comunidade leva serviços gratuitos para alunos em escolas especiais na Capital
As ações, que atenderam mais de 100 alunos, aconteceram na Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece), e na Escola Municipal d...
11/10/2023 17h25
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços gratuitos de polícia judiciária e orientações para mais de 100 alunos durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu na Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece), na terça-feira (10), e na Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison De Andrade Vieira, nesta quarta-feira (11), em Curitiba.

Os policiais civis repassaram orientações sobre denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. Além disso, foram realizadas atividades lúdicas.

Nas ações, ainda foram confeccionadas carteiras de identidade para o público previamente agendado. A disponibilização das atividades visa ajudar a população carente e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade.

“O projeto atendeu mais de 100 pessoas em duas escolas na Capital, com serviços de confecção de carteira de identidade, orientações e atividades lúdicas. É uma forma da Polícia Civil levar os serviços a quem mais precisa, de uma forma nova, diferente e humanizada”, afirma o coordenador João Mario Goes.

Continua após a publicidade

A assistente social da Afece, Isabelle Domingos, agradeceu a Polícia Civil por possibilitar aos alunos com necessidades especiais o direito à cidadania. “Gratidão por toda equipe envolvida nessa ação, que facilitou a acessibilidade e promoveu a igualdade de oportunidade como direito previsto na Constituição do nosso país”, afirma.

A associação foi fundada em 1967 para prestar auxílio a pais com filhos com deficiência intelectual e sem recursos financeiros e a instrução necessária. Atualmente, atende cerca de 225 cidadãos com deficiência, entre crianças, jovens e adultos.

A diretora da escola municipal, Simoni dos Reis, destaca que a parceria entre a escola e a Polícia Civil é de extrema importância para todos os alunos e familiares, facilitando o agendamento e confecção das carteiras de identidade.

“Ficamos felizes com o evento em nossa unidade, porque muitos estudantes estão com documentação vencida ou até mesmo sem documento, e não conhecem seus direitos. Além disso, existe a dificuldade de locomoção para o local adequado, então essa ação facilita e é primordial para vida dos nossos alunos”.

A escola municipal atende estudantes com idades entre 4 e 24 anos, com deficiência intelectual moderada ou múltiplas deficiências, que apresentam dificuldades acentuadas em desenvolvimento e aprendizagem.

PROJETO– O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. Seu objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.