A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços gratuitos de polícia judiciária e orientações para mais de 100 alunos durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu na Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece), na terça-feira (10), e na Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison De Andrade Vieira, nesta quarta-feira (11), em Curitiba.
Os policiais civis repassaram orientações sobre denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. Além disso, foram realizadas atividades lúdicas.
Nas ações, ainda foram confeccionadas carteiras de identidade para o público previamente agendado. A disponibilização das atividades visa ajudar a população carente e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade.
“O projeto atendeu mais de 100 pessoas em duas escolas na Capital, com serviços de confecção de carteira de identidade, orientações e atividades lúdicas. É uma forma da Polícia Civil levar os serviços a quem mais precisa, de uma forma nova, diferente e humanizada”, afirma o coordenador João Mario Goes.
A assistente social da Afece, Isabelle Domingos, agradeceu a Polícia Civil por possibilitar aos alunos com necessidades especiais o direito à cidadania. “Gratidão por toda equipe envolvida nessa ação, que facilitou a acessibilidade e promoveu a igualdade de oportunidade como direito previsto na Constituição do nosso país”, afirma.
PCPR orienta vítimas de violência doméstica sobre denúncias e medidas protetivas
A associação foi fundada em 1967 para prestar auxílio a pais com filhos com deficiência intelectual e sem recursos financeiros e a instrução necessária. Atualmente, atende cerca de 225 cidadãos com deficiência, entre crianças, jovens e adultos.
A diretora da escola municipal, Simoni dos Reis, destaca que a parceria entre a escola e a Polícia Civil é de extrema importância para todos os alunos e familiares, facilitando o agendamento e confecção das carteiras de identidade.
“Ficamos felizes com o evento em nossa unidade, porque muitos estudantes estão com documentação vencida ou até mesmo sem documento, e não conhecem seus direitos. Além disso, existe a dificuldade de locomoção para o local adequado, então essa ação facilita e é primordial para vida dos nossos alunos”.
A escola municipal atende estudantes com idades entre 4 e 24 anos, com deficiência intelectual moderada ou múltiplas deficiências, que apresentam dificuldades acentuadas em desenvolvimento e aprendizagem.
PROJETO– O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. Seu objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.