Duas ações recentes da Polícia Militar em cidades do Oeste contaram com apoio do helicóptero do Projeto Falcão , que reforça o policiamento aéreo na região. Ele é operado pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
A mais recente ocorreu em Santa Tereza do Oeste nesta terça-feira (10). A aeronave iniciou o acompanhamento de um veículo de cor prata que havia se evadido de uma abordagem e seguia pela BR-277, em apoio aos policiais do 6º BPM que seguiam por terra. Ao notar a aproximação do helicóptero, o condutor adentrou em uma estrada rural e abandonou o veículo em meio a uma vegetação.
O Falcão 12 permaneceu sobrevoando a área até que as equipes em solo chegassem no local, o que levou à prisão do motorista, um homem de 30 anos, e apreensão de diversas caixas de cigarros provenientes do Paraguai. Os policiais descobriram que o veículo havia sido furtado em São Paulo em junho deste ano.
No domingo (8), em Toledo, o helicóptero também prestou apoio ao acompanhamento tático de um veículo carregado de cigarros contrabandeados. Os policiais militares receberam informações que o carro estaria no perímetro urbano de Toledo, no sentido Cascavel. A equipe policial foi até o local por terra e, durante a abordagem, apreendeu um carro carregado com 1.250 pacotes de cigarro de procedência estrangeira. Um homem foi preso.
Essa apreensão foi uma continuação de uma ocorrência anterior em Toledo. No começo do mês a PM localizou um depósito com 3.500 pacotes de cigarros contrabandeados, após uma denúncia anônima.
PROJETO FALCÃO – A aeronave utilizada nestas ocorrências faz parte do Projeto Falcão. Com investimento de R$ 16,7 milhões, ele busca ampliar o suporte aéreo às operações de segurança pública no Estado no combate ao crime organizado. As aeronaves do projeto são totalmente equipadas para o serviço policial, com farol de busca, alto-falante, rádio policial, adaptação para operar óculos de visão noturna (OVN) e sistema MX-10, que permite a captação de imagem térmica de alta resolução, além de câmera Infravermelha.