Após a passagem do tornado, Cascavel decretou situação de emergência. O comunicado foi postado por volta das 12h desta quinta-feira (5) pelo prefeito Leonaldo Paranhos nas redes sociais.
"Queremos anunciar neste momento o decreto de situação de emergência. Esse decreto eu conversei com a Defesa Civil e também com o Corpo de Bombeiros, nós definimos então fazer o decreto e vou assiná-lo agora no início da tarde".
Segundo o prefeito, o decreto está sendo feito diretamente na ferramenta oficial do Governo Federal pela Defesa Civil. Assim que sair a autorização ele será assinada.
Paranhos explica que a decisão foi tomada após 30 horas do registro do fenômeno, além de reunião com o Corpo de Bombeiro e Defesa Civil e levantamentos na cidade.
O prefeito comenta que além do fenômeno registrado de manhã, no período da noite houve registro de chuva intensa que complicou ainda mais a situação.
Até o momento foram 200 atendimentos emergenciais, além de 15 atendimentos residenciais. Também foram distribuídas às famílias 19 mil metros de lona. A maioria dos desligamentos de energia já foram solucionados e agora 1,7 mil pessoas estão sem luz.
Com a decretação da situação de emergência, as pessoas que tiveram prejuízos podem solicitar o saque do FGTS.
Paranhos informou que articula junto a Agência de Fomento que empresas que tiveram prejuízos tenham acesso a linha de crédito com juro subsidiado.
Após todos esses trabalhos de desobstruções de vias e atendimentos às famílias, será realizado mutirão para recolhimento de materiais nos bairros.