A Polícia Civil do Paraná (PCPR) vai levar serviços de polícia judiciária e orientações à população de Quedas do Iguaçu, no Centro-Sul, Santo Antônio do Paraíso e Londrina, no Norte do Estado, e em Curitiba, entre os dias 4 e 10 de outubro. Os eventos acontecem em parceria com os programas Paraná em Ação, Justiça no Bairro e Ação de Cidadania.
A PCPR disponibilizará confecção de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e orientações sobre como fazer denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. Além disso, no Interior serão confeccionadas a 1ª e 2ª via da carteira de identidade para quem fez o agendamento prévio. Em Curitiba, a PCPR disponibilizará 180 vagas para agendamento de confecção do documento.
Os policiais civis também vão promover atividades lúdicas com as crianças e prestarão informações para que a população conheça mais o trabalho da PCPR. Nos eventos do Interior também haverá demonstrações de perícia papiloscópica.
“É uma forma da Polícia Civil aproximar os seus serviços da população. É a PCPR saindo de dentro das delegacias, dos postos de identificação, para levar os seus serviços aos centros urbanos”, ressalta o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes.
Nos dias 4 a 6, o programa atenderá em Quedas do Iguaçu, no Ginásio Tarumã de Esportes, na Avenida Tarumã. Em Santo Antônio do Paraíso, os serviços serão nos dias 5 e 6 no Centro de Eventos Laerte Coral, na Rua Antônio dos Santos Duarte, na região central da cidade.
No dia 7, o PCPR na Comunidade acontece em Londrina, na Rua Luiz Brugin, esquina com a Avenida Saul Elkind, na Zona Norte. Em Curitiba o evento será no dia 10 de outubro, na rua da Cidadania do Pinheirinho, localizada na Avenida Winston Churchill, n° 2.033.
PCPR NA COMUNIDADE– O PCPR na Comunidade é um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
SERVIÇOS– O Paraná em Ação irá ofertar serviços de assistência social, como emissão da Carteira do Autista, atendimento das Agências do Trabalhador, além de inclusão em programas sociais. A Defensoria Pública também leva serviços de atendimento jurídico e possibilidade de teste de DNA. O Justiça nos Bairros oferece serviços como divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, união estável, reconhecimento de paternidade/maternidade, retificação de registro civil, entre outros.