Segurança Segurança Pública
PCPR na Comunidade atende mais de 360 pessoas na Cidade Industrial de Curitiba
Evento aconteceu em parceria com as secretarias estaduais das Cidades e da Justiça e Cidadania, e da Prefeitura de Curitiba.  Na ação, foram reali...
21/09/2023 17h51
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

A Polícia Civil do Paraná levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 360 pessoas pelo programa PCPR na Comunidade, em mutirão que aconteceu nesta quarta-feira (20), na Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Cidade Industrial de Curitiba. O evento aconteceu em parceria com as secretarias estaduais das Cidades e da Justiça e Cidadania, e da Prefeitura de Curitiba.

A disponibilização das atividades visa ajudar a população mais carente e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade. Na ação, foram realizados 180 agendamentos para confecção da carteira de identidade.

O secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, destacou o trabalho da Polícia Civil no evento e a importância dos serviços prestados à comunidade local. “A instituição tem sido presente em todos os nossos mutirões, para orientar a população em casos de ação de perigo e ofertar outros serviços. É muito importante a Polícia Civil estar presente conosco para trazer todo apoio e cidadania à população”, disse o secretário.

Durante o evento, os policiais civis registraram boletins de ocorrência, fizeram emissão de atestados de antecedentes criminais e pesquisa de percepção de criminalidade pelos moradores.Além disso, repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. Também foram promovidas atividades lúdicas com as crianças.

O coordenador do programa PCPR na Comunidade, João Mario Goes, ressalta que o evento foi muito importante para atender a população da região e levar os serviços a quem mais precisa.“Os policiais civis realizaram 180 agendamentos para confecção do documento de identificação, além de repassarem orientações sobre prevenção de vários tipos de crimes, orientações para mulheres vítimas de violência e orientações para crianças”, destaca Goes.

VÁLIDO -De acordo com a moradora Mônica de Cássia dos Santos, a ação social possibilita um melhor acesso aos serviços de polícia judiciária por parte da comunidade. “É muito válido, porque muitas pessoas possuem dificuldade para entrar no site da polícia para agendar ou não possuem acesso na internet, então esse atendimento facilita muito a vida da gente", disse ela.

A moradora da região, Kamila Madureira, conta que participou do evento para conseguir uma vaga de emprego e aproveitou para realizar o agendamento da 1ª via da carteira de identidade do filho. “O serviço prestado nesta ação é de extrema importância, não só para comunidade em si, mas para os arredores. A Polícia Civil vindo até a população facilita bastante, principalmente no nosso deslocamento”, conclui.

DEMAIS SERVIÇOS- Além dos serviços de polícia judiciária, a ação contou com outros serviços necessários à toda comunidade, com atendimentos da Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Penal, Defesa Civil, Copel, Sanepar, Detran, Celepar, Ceasa, Defensoria Pública (DPE), Sesc-PR, além das secretarias estaduais da Fazenda; da Educação; do Esporte; do Desenvolvimento Social e Família; e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.

PROJETO –O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. Seu objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

SOLICITAÇÃO –Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site da PCPR.