BRDE BRDE
Espaço Cultural BRDE abre mostra internacional de arquitetura italiana sustentável
Exposição Rigenera conta com 20 projetos selecionados no Prêmio de Arquitetura Emilia Romagna, realizado pelo Ministério da Cultura da Itália. Mos...
14/09/2023 15h05
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: BRDE

O Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões abriu nesta quinta-feira (14) em evento para convidados a mostra internacional “Rigenera", promovida pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba e que integra o festival de cultura italiana Mia Cara. Com o tema “Regeneração”, a exposição conta com 20 projetos selecionados no Prêmio de Arquitetura Emilia Romagna realizado pelo Ministério da Cultura da Itália dentro do Festival de Architettura 2023.A visitação aberta e gratuita ao público começa dia 18 de setembro (segunda) e segue até o dia 22 (sexta-feira).

O espaço cultural pertence ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). No evento de abertura, o superintendente Regional de BRDE no Paraná, Paulo Starke, lembrou que essa parceria com o consulado da Itália faz parte das ações do Banco Verde – iniciativa do BRDE, que tem financiamentos ligados à sustentabilidade como cerne de seu negócio. “Convidamos todos a apreciarem essa exposição, que também mostra projetosigualmentevoltados à sustentabilidade”, disse.

No início do novo milênio, surgiu na Itália a necessidade de considerar o solo como um bem público. Iniciado em 2016, na região deEmiliaRomagna (ao Norte da Itália), o movimento urbanísticoRigeneratem como princípios a recuperação de imóveis desativados em uma perspectiva da economia circular, a redução do uso do solo para o desenvolvimento e a participação ativa dos cidadãos nesse processo de transformação.

A partir de um decreto governamental na Itália, foi aprovado um edital para a apresentação de projetos de qualificação e segurança das periferias na Itália. Segundo a organizadora do evento,NadiaCalzolari,o edital foi um grande sucesso, com a apresentação de 120 projetos que envolveram áreas periféricas e abandonadas. “A principal motivação da iniciativa foi enfrentar o problema do abandono das periferias urbanas e promover a sustentabilidade ambiental”, afirmou.

Continua após a publicidade

Entre os exemplosbem-sucedidosestão as requalificações da antiga estação ferroviária de Porta Romana, em Milão, que deu origem a um novo bairro residencial, comercial e cultural; a antiga fábrica de Mira Lanza em Roma, que foi transformada em um centro cultural; e a área industrial de PortoMargheraem Veneza, que foi transformada em um parque urbano.

Para Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, sediar a mostra expressa uma das matrizes da curadoria institucional relacionadas à sustentabilidade e arquitetura. “A articulação entre Agenda 2030 e a cultura é uma das nossas linhas de atuação”, afirmou.

PALESTRAS– Além da exposição, nesta quinta e sexta-feira (14 e 15) também acontecerá um ciclo de palestras sobre regeneração urbana com a presença dos arquitetos brasileiros FernandoCanalli e MauroMagnabosco, do designer argentino Christian Ullmann e dos arquitetos italianos GiorgioTeggi, CorradoBondavallieNadiaCalzolari. O número de vagas é limitado e a participação é gratuita mediante inscrição no miacara.com.br/ .

Serviço:

Exposição Rigiera

Período de visitação: de 18 a 22 de setembro

Horário: de segunda a sexta, das 13h às 18h

Local: Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões

Endereço: Av. João Gualberto, 570 - Alto da Glória - Curitiba

Entrada gratuita

Ciclo de palestras

Quinta-feira (14) - Com mediação de Rosane Popp

19h20- FernandoCanalli- Orla do Guaíba como Regeneração de Espaço Público

20h50- MauroMagnabosco- Projeto Gestão de Risco ClimáticoBairro Novo do Caximba

21h20- Christian Ullmann - Sensibilidade projetual: sujeitos diferentes, juntos para a ReconstruçãoRegenerativa”

Sexta-feira (15 ) - Com mediação de Flávio Schiavon

10h20 -GiorgioTeggi- Regeneração & Regenerações - Arte Urbana

10h50-NadiaCalzolari- Regeneração e Participação

11h20 -CorradoBondavalli- Regeneração E As Leis Regionais DaEmiliaRomagna