Curiosidade Espadas
Esconderijo de espadas romanas é achado em caverna no meio de deserto em Israel
Arqueólogos descobriram um esconderijo de espadas romanas depositadas em uma caverna no deserto da Judeia.
09/09/2023 09h34
Por: Redação Fonte: Sputniknews
Reprodução
A descoberta foi feita enquanto os pesquisadores inspecionavam uma inscrição em hebraico, conhecida escrita nas paredes de uma pequena caverna na Reserva Natural Ein Gedi, em Israel, de acordo com um comunicado de imprensa da Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI).
 
Ao notificar à AAI, os arqueólogos recuperaram quatro espadas bem preservadas que datam do período romano de cerca de 1.900 anos atrás.
De acordo com os pesquisadores, as espadas foram provavelmente escondidas por rebeldes judaicos como espólio durante as guerras judaico-romanas, uma série de revoltas em larga escala pelo povo da Judeia contra o Império Romano (66 a 136 a.C.).
Assim, três das espadas têm 60 a 65 centímetros de comprimento; uma espada tem 45 centímetros de comprimento. As espadas mais longas são identificadas como espadas romanas Spatha; a mais curta é uma espada de alças. O exame preliminar concluiu que estas eram espadas padronizadas e empregadas por soldados romanos instalados na Judeia.
Além disso, foi descoberto um pilo – uma arma semelhante a uma lança usada para perfurar armaduras.

"O esconderijo das espadas e do pilo em fendas profundas na caverna isolada ao norte de Ein Gedi sugere que as armas foram tomadas como espólio de soldados romanos ou do campo de batalha, e propositadamente escondidas pelos rebeldes judaicos para reutilização", apontou o doutor Eitan Klein, um dos diretores do Projeto de Pesquisa do Deserto de Judeia.

De acordo com comunicado de imprensa, também foi descoberta moeda de bronze na entrada da caverna que pode apontar para o momento em que a caverna serviu para esconder as armas.