Esportes Bahia
Atletas baianos conquistam 14 medalhas nas Paralimpíadas Escolares
Competição aconteceu em Brasília de quarta-feira a sexta-feira (30/08 a 01/09), reunindo mais de 500 atletas de dez estados brasileiros.
02/09/2023 18h20
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Foto: Divulgação

A delegação baiana da paranatação e do paratletismo desembarca às 14h deste sábado em Salvador, trazendo na bagagem 14 medalhas conquistadas nas Paralimpíadas Escolares. A competição reuniu nesta semana, em Brasília, mais de 500 atletas da Bahia e de outros nove estados brasileiros da região centro oeste e norte do país.

Com a conquista das medalhas, os sete atletas baianos que disputaram a competição classificaram-se para a etapa nacional que ocorrerá em novembro,  em São Paulo,  capital. 

“Retornamos a Salvador com a certeza de mais uma etapa vencida não só pelos resultados, mas, sobretudo, pelo compromisso de cada um do grupo que formou nossa delegação paralímpica escolar – estudantes atletas, professores, técnicos de instituições que atuam com PCDs e do Governo do Estado e familiares. Agora, é focar ainda mais nos treinos para garantirmos uma performance ainda melhor na etapa nacional e também buscar sempre o fortalecimento das políticas públicas inclusivas”, destacou o professor Virgílio Leiro, chefe da delegação da Bahia.

Atleta da paranatação e que conta com o apoio do Programa FazAtleta, Bárbara Britto conquistou medalha de ouro nas quatro provas que disputou. A sua técnica, a também atleta da paranatação Verônica Almeida, destaca a importância das Paralimpíadas Escolares. “É uma competição que fortalece muito o movimento paralímpico da Bahia e de todo o Brasil, ficando evidente o valor que tem o esporte na vida desses jovens. Dessa competição, saem os futuros atletas paralímpicos do nosso país”, enfatizou Verônica.

Continua após a publicidade

Responsável pelo Núcleo do Paradesporto da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Adelmare Júnior acompanhou toda a competição em Brasília. “Foi muito importante ver de perto essa competição. Retorno ainda mais empenhado em fortalecer e ampliar as políticas públicas do paradesporto em nosso estado. O desafio é enorme, mas com a participação e o trabalho conjunto do Estado e das instituições vamos superar os desafios e tornar mais representativo o paradesporto escolar baiano”, observa Júnior, que também é cadeirante.

Os atletas que representaram a Bahia na competição treinam e são acompanhados pelas instituições: Centro de Referência Paralímpica Baiana;  Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION/BA); Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caee) de Vera Cruz; Federação Brasileira das Instituições de Reabilitação (Febiex – Bahia); Instituto de Cegos da Bahia e Fundação José Silveira.

As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A delegação baiana viajou à capital federal com apoio do Governo do Estado, por meio  da Secretaria de Educação e da Sudesb.

Abaixo, nome dos atletas e medalhas conquistadas:

·        Bárbara Britto (Jequié), 04 OURO nas provas 50M,  100M livre, 400M e 100M costas;

·        Daniel Rios (Salvador), 03 OURO na prova salto a distância, arremesso  de peso e 400 M livre;

·        Davy Galvão (Salvador), 01 OURO (arremesso de pelota)  + 02 pratas 150 M livre e 60 M livre;

·        Leandro Galvão (Vera Cruz), 01 OURO, lançamento de disco;

·        Riquelme Araújo (Jequié), 01 PRATA, arremesso de peso;

·        Felipe Santos (Salvador), 01 PRATA na prova salto a distância;

·        Helen  Prado (Salvador), 01 BRONZE, salto a distância.

Ascom Sudesb