De 22 de agosto a 3 de setembro a cena cultural curitibana estará em festa. Fátima Ortiz, atriz, diretora teatral, produtora, arte-educadora e dramaturga comemora cinco décadas de carreira com diversas atividades gratuitas para o público. Toda a programação acontece no Teatro Zé Maria, administrado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra.
Serão três peças para maiores de 14 anos e uma para crianças, nas quais Fátima atua, dirige, escreve, ou produz, ou todas as opções com suas múltiplas atividades. A programação também terá um “Encontro de Dramaturgia” e o evento “Curitiba é uma Festa”, uma homenagem a outros artistas que estavam em ação desde a década de 1970. Além disso, serão ministradas por ela oficinas para professores e a população em geral interessada no teatro.
“Ter o marco de 50 anos fazendo teatro é muito importante. Sabemos que muitas pessoas mudam de profissão, saem da cidade. Eu brinco que sou história viva, estou aqui esse tempo todo e preciso comemorar”, define Fátima Ortiz, que começou como atriz e foi se encaminhando para diversas áreas, como a dramaturgia, escrever para crianças, a docência, os cursos livres de teatro e a direção.
“Além disso, sou dirigente de um espaço importante em Curitiba, o Pé no Palco, isso já há 28 anos, e essa carreira foi bastante marcada pela minha vocação em conduzir processos em grupo”, avalia Fátima.
A “Mostra Fátima Ortiz – 50 Anos em Cena” é promovida pelo Pé no Palco, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba. Tem o apoio cultural do Palco Escola e Cesbe, com incentivo fiscal das empresas Servopa e Uninter.
Museu Casa Alfredo Andersen anuncia novo residente artístico: João Paulo de Carvalho
PROGRAMAÇÃO– Durante a programação da Mostra serão apresentadas as peças “Nave Mãe”, “A Morte de Ivan Ilitch” (montagem em processo), “Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare” e o espetáculo para crianças “O Olho D’Água”.
De acordo com Fátima, a curadoria da mostra teve como critério apresentar os espetáculos que estivessem “na mão”, ou seja, que iriam ser produzidos ou eram recém-produzidos. “Ainda, era fundamental que os espetáculos trouxessem eu como atriz, diretora, produtora, preparadora de elenco, etc, além da importância do espetáculo infantil nessa mostra, uma vez que sou conhecida nacionalmente pelos trabalhos dirigidos à infância”, explica.
Durante as comemorações, serão reunidas diferentes gerações de Curitiba para que os mais jovens conheçam os artistas que trabalham desde os anos 70 e ainda estão produzindo. Eles serão homenageados no evento Curitiba é uma Festa, com mediação do Otto Wink, na abertura da Mostra.
Serviço:
Mostra Fátima Ortiz – 50 Anos em Cena
Data: 22 de agosto a 3 de setembro
Local: Teatro Zé Maria (Rua Treze de Maio, 655)
Entrada Gratuita
Programação:
22 de agosto (terça-feira)
19h30 - Curitiba é uma Festa (Palestra Otto Wink)
Dia 25 de agosto (sexta-feira)
20h - "Nave Mãe"
Dia 26 de agosto (sábado)
20h - "Nave Mãe"
Dia 27 de agosto (domingo)
15h - "O Olho D'água" (infantil) - acessível em Libras
19h - "Nave Mãe"
Dia 29 de agosto (terça-feira)
20h - "A Morte de Ivan Ilitch" - montagem em processo
Dia 30 de agosto (quarta-feira)
20h - "A Morte de Ivan Ilitch" - montagem em processo
Dia 1º de setembro (sexta-feira)
20h - "Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare"
Dia 2 de setembro (sábado)
14h - Encontro de Dramaturgia com Fátima Ortiz
20h - "Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare"
Dia 3 de setembro (domingo)
15h - "O Olho D'água" (infantil) - acessível em Libras
19h - "Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare"