Beneficiários dos Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico do Governo de Minas conquistaram 14 medalhas durante o Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, realizado em Manchester, no Reino Unido, entre os dias 31/7 e 6/8. Ao todo, foram cinco medalhas de ouro, uma de prata e oito de bronze.
Um dos destaques foi Gabriel Araújo, atleta revelado nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), que garantiu três medalhas de ouro (100m costas, 200m livre e 50m costas).
Os outros atletas que asseguraram um lugar no pódio foram Gabriel Bandeira, Guilherme Batista, João Pedro Brutos, Laila Suzigan, Ruan Souza e Samuel de Oliveira.
A delegação mineira foi composta por oito nadadores do Praia Clube, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, além dos técnicos Alexandre Silva Vieira e Fábio Pereira Antunes.
O diretor de Incentivo ao Esporte de Participação de Formação e de Rendimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) , Samuel Dutra de Souza, reforça que o programa é uma política de valorização do esporte na linha do rendimento, com foco na manutenção da carreira do atleta.
“Com esse apoio financeiro, o atleta pode se dedicar aos treinamentos e consequentemente obter bons resultados, representando Minas Gerais no cenário mineiro, nacional e internacional”, enfatizou.
Fábio Antunes, técnico do Praia Clube de Uberlândia e da Seleção Brasileira de Natação Paralímpica, contemplado pelo Bolsa Técnico, ressalta a importância desta ação do Governo de Minas. “É um programa bastante interessante, que disponibiliza um valor para que treinadores e atletas tenham uma tranquilidade maior com as despesas de viagem e hospedagem. Este benefício soma muito e agrega ao programa de treinamento”, afirma.
Confira aqui a relação dos premiados.
No cenário nacional, a Seleção Brasileira de Natação Paralímpica encerrou a participação com 46 medalhas (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes), números que a deixaram na quarta posição no quadro de medalhas. O Brasil foi representado por 29 nadadores de dez estados (Ceará, Minas, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), sendo 15 mulheres e 14 homens.
Programa de Incentivo
Coordenado pela Sedese, os Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico apoiam financeiramente atletas, paratletas e técnicos que atuam em modalidades olímpicas e paralímpicas. De 2019 a 2023, 382 atletas paralímpicos já foram contemplados com um investimento total de mais de R$ 4,7 milhões.
O benefício ajuda a custear os gastos com inscrições em competições, passagens, hospedagens e alimentação para eventos esportivos, transporte, aquisição de materiais e equipamentos para o treinamento dos atletas, além de cursos de capacitação para técnicos.
Anualmente, é publicado um edital com as diretrizes dos programas. Atleta e técnico precisam ter resultados de 1º, 2º ou 3º lugares nas competições de referência indicados pelas entidades regional ou nacional de administração do desporto.
O edital 04/2023 está com inscrições abertas até o dia 18/8, pelos links:
Modalidades convencionais: http://bolsaatletaolimpico.social.mg.gov.br/
Modalidades paralímpicas: http://bolsaatleta.esportes.mg.gov.br/