O espetáculo “Contraponto” é o novo programa do Balé Teatro Guaíra na temporada 2023. Depois do sucesso de “Romeu e Julieta”, aplaudido por mais de 16 mil pessoas em duas curtas temporadas no primeiro semestre, a nova montagem evidencia a versatilidade e o talento do elenco do corpo artístico. A intimidade com o público é um dos elos entre as duas coreografias que compõem o trabalho e o motivo da escolha do palco. As apresentações acontecem de 24 a 27 de agosto no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha).
Comparado às dimensões do maior palco do complexo Centro Cultural Teatro Guaíra, com 2.180 lugares, o Guairinha conta com 472 cadeiras e oferece uma outra perspectiva. “A plateia vai se sentir mais próxima da dança”, define o diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni. “No dia a dia do estúdio vivenciamos situações extremamente instigantes, poéticas e tão valiosas, em uma escala tão diferente do que acontece no palco do Guaírão, que tivemos o desejo de compartilhar isso com o público”.
Companhia curitibana que usa teatro para pensar as línguas se apresenta de graça no Zé Maria
O trabalho é composto por duas composições inéditas de grandes talentos da dança, que trazem como outro elo o universo interior do ser humano. A trilha sonora também é inédita.
Uma coreografia foi construída por Alan Keller, artista da dança premiado no Brasil e fora do país e reconhecido, em 2022, como o melhor coreógrafo de Festival de Joinville. A outra é de Alessandro Sousa Pereira, brasileiro que vive na Dinamarca, premiado em importantes competições coreográficas, como o Scapino Prize, na Alemanha, e o International Competition for the Erik Bruhn Prêmio, no Canadá.
“Já vimos espetáculos com um viés mais tradicional, com a Orquestra Sinfônica do Paraná, histórias já consagradas com começo, meio e fim e, agora, vamos para outra dramaturgia: a do corpo, que desperta uma série de sensações e sentimentos provocados pelo que você vê em cena”, convida Bongiovanni.
Mantido pelo Governo do Estado, o Balé Teatro Guaíra apresenta um repertório diversificado tanto no Teatro Guaíra, em Curitiba onde é a casa da companhia, como em turnês pelo Paraná.
BASTIDORES -O Centro Cultural Teatro Guaíra vai lançar, até a estreia do espetáculo, uma série de vídeos que apresentam o projeto, a sinopse das obras, os ensaios e os coreógrafos e demais detalhes dos bastidores do espetáculo. O material será publicado no instagram do Teatro Guaíra ( @teatroguaira ).
Serviço:
Contraponto
Apresentações: 24 a 27 de agosto de 2023
Dias 24, 25 e 26 (quinta, sexta e sábado), às 20h30
Dia 27 (domingo), às 18h00
Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente uma hora e trinta minutos
Classificação: 12 anos
Ingressos: R$ 20,00, com meia-entrada, conforme legislação (bilheteria do Teatro Guaíra e no site DeuBalada.com . Início das venda em breve)