A Holanda venceu o Vietnã por 7 a 0, na madrugada desta terça-feira (1) no Estádio de Dunedin, na Nova Zelândia, na maior goleada da atual edição da Copa do Mundo de futebol feminino. Com este triunfo a equipe holandesa se classificou para as oitavas de final da competição como primeira colocada do Grupo E com 7 pontos.
A mesmerising display from @OranjeVrouwen ! ? #BeyondGreatness | #FIFAWWC
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) August 1, 2023
A vitória das europeias começou a ser construída aos 11 minutos do primeiro tempo, quando Snoeijs lançou Martens, que matou no peito e bateu por cobertura para marcar um golaço. Três minutos depois Snoeijs deixou o seu, com um chute colocado da entrada da área.
Mas a Holanda não se acomodou com a vantagem e ampliou com outro golaço. Esmee Brugts acertou um chute de curva da intermediária aos 18. Cinco minutos depois Janssen avançou com liberdade pela esquerda e cruzou na medida para Jill Roord apenas escorar. Um pouco antes do intervalo as holandesas chegaram ao quinto com Van de Donk, que aproveitou rebote aos 44.
?? for Esmee Brugts! @OranjeVrouwen | #BeyondGreatness
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) August 1, 2023
Na segunda etapa a equipe laranja diminuiu o ritmo e chegou ao sexto, com outro golaço de Esmee Brugts aos 9, e aos 37 Jill Roord deu números finais ao placar. Esta goleada foi o último ato do Vietnã na competição, que terminou a primeira fase do Mundial na última posição do grupo sem ponto algum.
A outra seleção classificada no Grupo E foi a dos Estados Unidos, que ficou apenas no 0 a 0 com Portugal no Eden Park, na Nova Zelândia. Este resultado levou as norte-americanas aos 5 pontos, enquanto as portuguesas chegaram aos 4.
Right down to the wire. ???? #USA hold on to secure #FIFAWWC progression!
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) August 1, 2023
Agora, tanto a Holanda como os Estados Unidos aguardam a definição dos classificados do Grupo G (formado por Suécia, Itália, Argentina e África do Sul) para conhecerem seus adversários das oitavas de final.