O Detran do Paraná recebe nesta quarta e quinta-feira (26 e 27) o encontro de mais uma câmara temática do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Desta vez, será da Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A reunião acontece na Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba.Na semana passada, o Paraná sediou a reunião da Câmara Temática de Engenharia e Sinalização de Trânsito, no auditório da Celepar.
Nos encontros, especialistas representando órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de segmentos organizados da sociedade atuantes no trânsito de todo o País discutem políticas públicas focadas na regulação e fiscalização do setor.
O coordenador de Gestão de Serviços do Detran-PR, Marcel Cabral Costa, participa da Câmara de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito. “Esta câmara é referente à circulação de veículos, pessoas, pedestres e ciclistas. No encontro da semana passada discutimos novos conceitos e aprimoramentos técnicos sobre estes temas”, disse. “Estamos deliberando sobre manuais de ruas completas, medidas moderadoras de tráfego, manual de áreas escolares, assuntos muito importantes que impactam a sociedade”.
“As discussões nesta Câmara Temática são fundamentais para estabelecer como a engenharia pode atuar para melhoria da segurança viária”, disse Adriano Furtado, diretor-presidente do Detran-PR. Ele explica que as câmaras técnicas são órgãos de assessoramento e seus integrantes, divididos por temas, têm a responsabilidade de estudar, debater e oferecer sugestões e embasamentos para as decisões do Contran.
O Paraná participa de quatro das seis câmaras técnicas do Contran: Saúde para o Trânsito; Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito; Gestão e Controle do Pnatrans; e Assuntos Veiculares, Ambientais e Transporte Rodoviário (CTVAT). Integram estas câmaras temáticas oito colaboradores, sendo quatro titulares e quatro suplentes. Além destas quatro, existem ainda as câmaras temáticas de Educação para o Trânsito e de Esforço Legal.
PNATRANS–O Paraná foi o primeiro estado a aderir ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesão no Trânsito, ainda em 2021, e está alinhado com a agenda global de segurança viária. O Plano Nacional tem o compromisso de reduzir em pelo menos 50% as mortes no trânsito brasileiro até 2028, preservando aproximadamente 86 mil vidas neste período. Isso colabora estrategicamente com a saúde pública e previdência. O Detran-PR agora busca criar uma estratégia para sensibilizar os municípios paranaenses sobre a questão de segurança viária.