Economia Negócios
Nova Revista UNO disseca relação entre América Latina e UE
O governador do Pará, Helder Barbalho, o ministro de Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, a diretora-executiva da Fifarma, Yaneth G...
14/07/2023 14h20
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Freepik

A 40ª edição da revista UNO traz o tema União Europeia - América Latina: novos tempos, novas alianças. A iniciativa é parte do LLYC IDEAS, o Centro de Liderança através do Conhecimento da empresa de consultoria. A publicação é dedicada à Presidência Espanhola do Conselho da UE e se concentra na necessidade de aproveitar este momento para relançar os fortes laços econômicos, mas também culturais e emocionais entre a Europa e a América Latina. Mais de 20 especialistas refletem sobre as novas possibilidades de cooperação entre as duas regiões, entre eles, Helder Barbalho, governador reeleito do Pará, e Juan Carlos Gozzer, sócio e CEO da LLYC para América Latina.

O painel de especialistas que contribuíram para esta 40ª edição da UNO inclui José Manuel Albares, ministro espanhol de Relações Exteriores, União Europeia e Cooperação; Andrés Allamand, secretário-geral Ibero-Americano; Javier Niño Pérez, diretor adjunto de Gestão para as Américas no Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE); Raquel García Llorente, pesquisadora do Real Instituto Elcano; María Ángela Holguín, Ex-Ministra das Relações Exteriores da Colômbia; Ramón Jáuregui, presidente da Fundação Euroamerica; Cristina Manzano; diretora da esglobal e IE Insights; Daniel F. Runde, vice-presidente sênior do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS); Enrique Goñi, presidente do Instituto Hermes; Erika Mouynes, ex-ministra das Relações Exteriores do Panamá; e Marina Artusa, correspondente do Clarín na Espanha.

Também participam desta edição os dirigentes de várias empresas: Alicia Richard, diretora-geral da Afiniti para Espanha e Portugal; Adolfo Vinatea, CEO da Krealo; John Rutherford, diretor global de RI do BBVA; Andreu Vilamitjana, diretor-geral da CISCO Espanha; João Nunes, diretor-geral de Mercados Estratégicos LATAM do Page Group; Yaneth Giha, diretora executiva da FIFARMA; e Leandro Conti, diretor sênior de Comunicação e Marketing-Relações Externas da Hotmart.

Juan Carlos Gozzer, sócio e CEO da LLYC para América Latina, discorre sobre a necessidade de desenvolver conexões mais criativas e sustentáveis para a formação de novas alianças. Além disso, Paloma Baena, diretora sênior de Assuntos Europeus e Next Generation EU, e Pablo García Berdoy, principal consultor de Assuntos Europeus, assinam um artigo em conjunto.

Continua após a publicidade

A nova edição inclui também uma entrevista de José Antonio Llorente, sócio fundador e presidente da LLYC (BME:LLYC), com Moisés Naim, analista de economia e política internacional. Nela, Naim lamenta que "a relação entre a América Latina e a Europa esteja mais nos discursos e desejos do que nas práticas cotidianas dos tomadores de decisão". Ele acredita que a América Latina poderia ser a Arábia Saudita da nova era devido a seus recursos naturais e destaca o efeito que uma maior unidade na região poderia ter. "O potencial de uma América Latina integrada é enorme, significativo e é a razão de grandes esperanças que até agora não foram cumpridas. Talvez com novos líderes haja mais possibilidades de se pensar em uma América Latina que saiba fazer alianças, primeiro internamente, na própria região, e depois em escala internacional", ressalta Naim. 

"Dedicamos esta edição da UNO aos vínculos entre a América Latina e a União Europeia porque, para a LLYC, eles são mais do que uma boa ideia: estão no centro de nosso projeto empresarial. Na Espanha, além de possíveis mudanças políticas, dois fatos transversais compartilhados por quase toda a população espanhola permanecerão: o europeísmo e a percepção de que existe uma relação especial com a América Latina. Agora é o momento de afirmar ambas as ideias", diz José Antonio.