Com o intuito de fortalecer o protagonismo das mulheres negras em várias frentes de atuação, o Museu Paranaense (MUPA) , em parceria com o Movimenta Feminista Negra, promove, pelo segundo ano consecutivo, o evento Julho das Pretas. O mês foi escolhido para receber a programação pois em 25 de julho é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
Haverá diversas atividades e espetáculos que transitam por diferentes linguagens. Música, teatro, poesia, cultura tradicional e cultura de rua irão compor dois domingos (16 e 23 de julho) de programação gratuita e aberta a todos os públicos.
Cultura fará plantão de atendimento a municípios sobre a Lei Paulo Gustavo
O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil. Seu objetivo central é fortalecer a ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, comemorando o Dia da da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
A cada ano, o Julho das Pretas aborda temas essenciais relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, ampliando a pauta e a agenda política das mulheres negras. É um espaço de debate sobre desigualdade, violência e relações de poder, mas também de visibilização da arte e da produção de conhecimento das mulheres negras.
O tema do Julho das Pretas em 2023 é “Mulheres Negras em marcha por reparação é bem viver”.Confira AQUI a programação completa.
Serviço:
Julho das Pretas no MUPA
Domingo, 16/07, das 11h às 16h
Domingo, 23/07, das 11h às 16h
Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba
Entrada gratuita
Realização: Museu Paranaense em parceria com o Movimenta Feminista Negra