Terça, 26 de Novembro de 2024
17°C 32°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

IA facilita previsão analítica e prognóstico

IA é utilizada por 50% das empresas brasileiras; Victoria Nassif, especialista em BI explica como as ferramentas de IA e ML podem ser usadas para a...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Dino
30/06/2023 às 16h31
IA facilita previsão analítica e prognóstico
FreePik

A IA já é utilizada por 50% das empresas brasileiras, de acordo com a pesquisa da KPMG Austrália, o que levou o Brasil ao “top 3” dos mercados emergentes que mais utilizam a inovação, logo atrás da China (74%) e Índia (66%).

Victoria Pimentel Nassif, especialista em BI (Business Inteligence), conta que as ferramentas de IA e ML (Machine Learning) podem ser usadas nas empresas do Brasil para a análise de dados e predição de resultados futuros.

A exemplo disso, Victoria cita a “análise preditiva”, que consiste no uso de dados históricos - dados de meses ou anos passados da empresa - para estudar e entender o comportamento, tanto da empresa, como do cliente e, assim, prever os acontecimentos futuros.

Outro critério que pode ser usado seria a Classificação. Essa, por sua vez, permite entender em que classe um determinado cliente pertence. Por Exemplo: um banco pode usar classificação para prever se um cliente é um bom ou mau pagador com base em informações como histórico de crédito, renda e idade, entre outros”, explica.

Além disso, prossegue, é possível utilizar “revisão de tendência de mercado”, “segmentação de clientes” e “modelagem financeira”.

Nassif observa que, para que uma empresa de marketing seja bem-sucedida em seus anúncios, são necessários: dados demográficos, comportamentais, interações anteriores do consumidor com a empresa ou  produto e uma previsão de demanda, entre outros fatores.

“Com uso de AI e ML,  você pode ter acesso a vários desses dados de forma prática, rápida e com um risco bem menor de erro”, orienta.

Ademais, a forma com que os maquinários da IA foram - e estão sendo - programados torna possível estudar e projetar esses dados para as empresas de uma forma muito mais rápida.

“Um marketing eficaz precisa atingir seu cliente no tempo certo, na hora certa, e precisa ser a pessoa certa, o que, na maioria das vezes, se torna um dos maiores pilares nesse desafio. O AI tem conseguido atingir com maestria a coleta desses dados”, afirma Nassif. 

A título de exemplo, a especialista em BI destaca que uma estratégia de marketing que pode ser feita através do uso de IA e ML é a personalização de recomendações de produtos. “Com base nos dados sobre o cliente, as ferramentas de IA e ML podem criar modelos preditivos para recomendar produtos relevantes para cada cliente individualmente”.

Para concluir, Nassif ressalta que a implementação de uma estratégia de personalização de recomendações requer uma infraestrutura de dados robusta e algoritmos de IA e ML adequados. “Por fim, é fundamental considerar as regulamentações de privacidade de dados e garantir a transparência e o consentimento do cliente para utilizar seus dados pessoais”, recomenda. 

Para mais informações, basta acessar: https://victorianassifbi.blogspot.com/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR
23°
Tempo nublado
Mín. 17° Máx. 32°
23° Sensação
1.79 km/h Vento
49% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h32 Nascer do sol
05h32 Pôr do sol
Quarta
34° 19°
Quinta
30° 19°
Sexta
31° 19°
Sábado
32° 19°
Domingo
32° 19°
Economia
Dólar
R$ 5,81 +0,00%
Euro
R$ 6,09 -0,06%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,60%
Bitcoin
R$ 571,031,90 +1,14%
Ibovespa
129,922,38 pts 0.69%
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias