Terça, 18 de Fevereiro de 2025
19°C 25°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Como o WhatsApp pode ser usado para alavancar as vendas?

Com diversas ferramentas surgindo para transformar a relação entre empresas e consumidores, o WhatsApp aparece como mais uma alternativa que os neg...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Dino
29/06/2023 às 11h15

Um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, o WhatsApp também conquistou o universo corporativo. Hoje, já soma mais de 2 bilhões de usuários em todo o planeta. No Brasil, uma pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com o Mobile Time, aponta que 99% da população tem a ferramenta instalada em seu smartphone. Isso vem revolucionando a forma das marcas se comunicarem com os clientes.

Multifuncional e dinâmico, o WhatsApp já é utilizado por 80% das pessoas para se comunicar com empresas, segundo dados da mesma pesquisa. Seja para buscar informações, para procurar suporte técnico ou efetuar compra de produtos ou serviços, a ferramenta tende a se manter como essencial para os negócios.

Em meio a esse cenário, o sistema de automação do aplicativo chegou para apoiar os empreendedores nessa jornada e pode tornar as estratégias muito mais eficazes. Com o Whatsapp Business, as empresas conseguem se conectar com os consumidores de forma mais eficiente, agilizando o processo de vendas e melhorando a experiência.

A versão automatizada deixa claro aos clientes que estão falando com uma companhia, não um usuário comum, ampliando a credibilidade e a confiança do público. A solução ainda oferece mensagens automáticas, como a de ausência, que atende os clientes inclusive fora do horário. Assim como a mensagem de boas-vindas, que saúda uma pessoa quando entra em contato.

Ao criar um fluxo de respostas automatizadas, é possível garantir que o usuário seja atendido com mais rapidez e agilidade. Em muitos casos, ele consegue resolver um problema ou tirar uma dúvida sem precisar de uma resposta humana. Isso ainda libera a equipe para atividades mais estratégicas.

Além disso, há a possibilidade de gerar campanhas automáticas, com mensagens em massa de maneira personalizada e disparo gerenciado. Com a automação, as empresas podem criar fluxos de comunicação para guiar os clientes em uma jornada de vendas, oferecendo informações relevantes e oportunidades de compra.

Outra vantagem é a oportunidade de integrar a solução com um Customer Relationship Management (CRM), ferramenta que ajuda as empresas a gerenciarem os relacionamentos. Com a integração, torna-se possível coletar e armazenar informações de cada pessoa, permitindo um atendimento mais ainda mais único e eficiente.

Um simples contato inicial captado pela sua automação de WhatsApp pode qualificar um lead e direcioná-lo ao time de vendas. Assim, é possível manter o funil em pleno funcionamento de maneira automática.

É uma tendência que deve se estabelecer, já que resolve uma série de demandas na palma da mão. Trata-se de uma chave para melhorar a comunicação com os clientes, aumentando a eficiência, a satisfação e, consequentemente, as vendas. Com planejamento e monitoramento de resultados, essa pode ser a alternativa para garantir mais destaque no mercado e sair na frente da concorrência.

 *Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR
23°
Tempo nublado
Mín. 19° Máx. 25°
24° Sensação
3.71 km/h Vento
91% Umidade
100% (14.47mm) Chance chuva
06h18 Nascer do sol
06h18 Pôr do sol
Quarta
24° 18°
Quinta
29° 17°
Sexta
31° 18°
Sábado
31° 20°
Domingo
27° 19°
Economia
Dólar
R$ 5,69 -0,43%
Euro
R$ 5,94 -0,76%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,00%
Bitcoin
R$ 573,445,61 -0,91%
Ibovespa
128,315,03 pts -0.18%
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias