Esportes Bahia
Centro de Boxe recebe eventos de boxe e muaythai neste final de semana
Neste sábado, 17, ambas as modalidades recebem etapas dos seus campeonatos estaduais, enquanto. A programação é completa com o Seminário Técnico so...
16/06/2023 17h55
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Foto: Divulgação

A casa dos esportes de luta do estado, o Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, equipamento da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), recebe quatro eventos, sendo três de muayhtai e um de boxe, neste final de semana. Neste sábado, 17, ambas as modalidades recebem etapas dos seus campeonatos estaduais, enquanto. A programação é completa com o Seminário Técnico sobre Pessoas com Deficiência (PCD) e um curso de capacitação técnica de muaythai. 

Boxe – A partir das 15h deste sábado, 17, acontece o Campeonato Baiano de Boxe – 1ª Etapa no Centro de Boxe, no Largo de Roma. A competição é organizada pela Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (Boxebahia) e conta com o apoio da Sudesb. Com previsão de término às 22h, serão disputadas as categorias infantil (13 e 14 anos), cadete (15 e 16 anos), juvenil (17 e 18 anos) e elite (19 a 40 anos).  

O evento deve reunir mais de 100 atletas oriundos de diversas academias da capital e do interior do estado, como Lauro de Freitas, Itaparica, Simões Filho, Camaçari, Pojuca, Itabuna, Ilhéus, São Felipe, entre outras, além de um público em torno de mil pessoas, segundo a organização, entre eles figuras da modalidade, como Reginaldo Hollyfield. A etapa serve como pontuação para o ranking estadual da modalidade em 2023 e seletiva final para o Campeonato Brasileiro em algumas categorias que ainda não estão definidas.  

“O boxe baiano é referência nacional e internacional. O apoio prestado pela Sudesb é de fundamental importância para a formação e surgimento de novos talentos, visando o número cada vez maior de atletas baianos convocados para integrar a Equipe Olímpica Permanente da Confederação Brasileira de Boxe (Cbboxe), que é filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB)”, destaca Afonso Nunes, presidente da Boxebahia. 

Continua após a publicidade

Muaythai – No mesmo dia, pela manhã, a 2ª Etapa do Campeonato Baiano de Muaythai Tradicional, que reúne cerca de 100 atletas de mais de 16 cidades de Salvador e do interior da Bahia, tem início às 7h30, com a chegada dos atletas. Após as pesagens às 8h30, as 50 lutas previstas, nas categorias de juvenil a senior, começam a partir das 9h. O evento é válido pelo ranking baiano 2023 da Federação de Muaythai Tradicional do Estado da Bahia (FMTT) e reconhecido pelo Governo do Estado, para programas de apoio e incentivo aos atletas, como o Bolsa Esporte e o Faz Atleta. 

Encerrando a programação do final de semana, está o Curso de Qualificação e Capacitação em Muaythai Tradicional, que faz partes das exigências da Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional (CBMTT) para o registro e certificação dos professores e instrutoras oficiais da modalidade no Brasil. O curso, que acontece no domingo, 18, começa às 8h e segue até às 18h. O módulo II, que é um complemento do executado no ano passado pela FMTT, será ministrado pelo Grão Mestre 15º KHAN, Carlos Camacho, atual presidente da CBMTT. A escolha pelo Centro de Boxe foi por causa da estrutura. 

Já nesta sexta-feira, 16, acontece o Seminário Técnico sobre PCD, com o tema “aprendendo com as diferenças”. O encontro tem início às 8h, com a participação de cerca de 100 pessoas entre professores, instrutores, dirigentes e profissionais da área do esporte. A abertura oficial está marcada para as 8h30 e a previsão de término para as 18h. O presidente da FMTT, Ricardo Caldeira, celebra a realização de diversos eventos em um único final de semana em um equipamento tão completo quanto o Centro de Boxe. 

“A nossa expectativa é muito grande com dois eventos educacionais, tanto para o treinamento e o aprendizado do trabalho ao público PCD, porque o esporte tem recebido uma demanda grande, felizmente, quanto para o aperfeiçoamento técnico dos profissionais de muaythai. Isso acontece poucas vezes no ano. Agradecemos a sensibilidade da Sudesb ao trazer o presidente e mestre Carlos Camacho. Além disso, o campeonato vai movimentar os atletas, inclusive, com a garotada que vem treinando no projeto social no Centro de Boxe, uma parceria da FMTT e da Sudesb”, finaliza Ricardo.  

Fonte: Ascom/Sudesb