Segunda, 18 de Novembro de 2024
18°C 34°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Especialista avalia que plataforma vai trazer mais segurança ao mercado de ouro

Segundo diretor de compliance, a ferramenta, aliada a outras iniciativas, vai garantir maior rastreabilidade, proteção e controle da origem e vend...

31/05/2023 às 14h35
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
fill - pixabay
fill - pixabay

Uma plataforma que vai permitir que compradores verifiquem a origem do ouro. Essa é a ferramenta criada por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Mineração da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Brasileiro de Mineração. Na ferramenta foram cruzados dados e reunidas informações públicas de diversos órgãos fiscalizadores como a Receita Federal, Ibama, Agência Nacional de Mineração (ANM) e também agências ambientais estaduais.

"O uso dessa plataforma pela ANM e Polícia Federal vai tornar mais eficiente o combate ao garimpo ilegal. Quando começar sua utilização pelas DTVMs (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários) para consulta vai ajudar a trazer ainda mais segurança para o setor", afirma Carlos Henrique, Diretor-Executivo de Compliance da OM DTVM (Ourominas).

A PCRO (Plataforma de Compra Responsável de Ouro) está em fase inicial e é gratuita. Ela vai permitir identificar se o ouro comercializado provém de fontes legalizadas, ou seja, áreas com permissão de lavra garimpeira (PLG) autorizadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Garimpeiros e compradores do metal poderão avaliar e, se necessário, adequar seus procedimentos à legislação, a partir de consulta à PCRO.

"A plataforma e a criação da Nota Fiscal Eletrônica vão proporcionar maior rastreabilidade, proteção e controle da origem e comercialização do ouro no Brasil. Isso é muito importante para quem vende e compra ouro e traz mais credibilidade a esse importante mercado para economia do país", diz Carlos Henrique.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias