Sábado, 27 de Abril de 2024
28°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Mobilidade Mobilidade

Sinais de desgaste do coxim do amortecedor podem ser observados na hora da manutenção

Desgaste irregular dos pneus, instabilidade e ruídos podem apontar desgaste da peça

31/05/2023 às 12h15
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O coxim é uma peça de metal revestida de borracha, também denominada suporte do amortecedor e tem como função de ligá-lo à carroceria para fazer o isolamento das vibrações. Desta forma, evita choques da suspensão para que haja conforto e estabilidade durante a condução do veículo. Por isso, é importante manter a atenção a quaisquer indícios de comprometimento da peça. "Identificar problemas no coxim de amortecedor nem sempre pode ser fácil já que os sinais podem confundir o motorista ou reparador. 

Pneus desgastados de forma irregular indicam problemas e um deles pode ser sinal de deterioração do coxim do amortecedor. Isso acontece porque o coxim de amortecedor comprometido faz com que a roda fique pulando em superfícies irregulares comprometendo o contato do pneu com o solo.

O coxim desgastado pode também alterar ângulos da geometria da direção fazendo com que eles se alterem e comprometam a dirigibilidade, principalmente em condição de pisos irregulares.

O principal sintoma de coxim desgastado é o ruído, especialmente, ao trafegar por pisos irregulares.

Segundo Leandro Leite, coordenador de assistência técnica e garantia da Fremax, a recomendação é que o usuário fique atento a esses sinais e se notar qualquer irregularidade como as descritas acima procure um profissional habilitado para fazer o diagnóstico e correção do problema.

"A suspensão, sistema em que o coxim de amortecedor está inserido, é fundamental para garantir a segurança no trânsito. Por isso, é importante estar em boas condições para rodar com o veículo e não ocasionar acidentes", afirma o gerente.



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 12h04 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 29°

Dom 30°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 19°C
Qui 26°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias