Esportes Rio Grande do Sul
Com apoio do governo do Estado, atletas de tiro com arco ganham medalhas no Brasileiro Paralímpico
No último fim de semana, duas atletasque representam o esporte paralímpico do Estadose destacaram no 17º Campeonato Brasileiro Paralímpico de Tiro ...
25/05/2023 14h50
Por: Redação Fonte: Secom RS
A atleta Verônica quer continuar firme nos treinos para conquistar mais medalhas em nome do Estado -Foto: Christian Farias/Ascom SEL
No último fim de semana, duas atletasque representam o esporte paralímpico do Estadose destacaram no 17º Campeonato Brasileiro Paralímpico de Tiro com Arco, disputado em São Paulo, e subiram ao pódio em suas respectivas categorias.LindiaraSouza e Verônica Valente, em parceria com a Secretaria do Esporte e Lazer(SEL),realizam os seus treinamentos semanais no Centro Estadual de Treinamento Esportivo(Cete).


Lindiara
Souza ficou em segundo lugar na Dupla Mista Recurvo, enquanto Verônica Valente terminou na terceira colocação no Composto Feminino Individual. A treinadora daArqueiriaGaúcha,Alexandra Cardoso,que coordena as práticas do tiro com arco noCetedesde 2019,dizque ainfraestrutura oferecida pelo centro de treinamento foi fundamental para os resultados recentes das atletas. "A nossa vitória vai além das medalhas, é uma conquista importante para o tiro com arco gaúcho. Estamos colhendo os frutos de muito treino e dedicação",acrescenta.

Além de treinar noCete, Verônica é um exemplo de sucesso do projeto Arqueiro X, que estimula a prática do tiro com arco para jovens de forma gratuita."Quero seguir firme nos treinos para conquistar mais medalhas e boas colocações em nome do Estado",afirmaVerônica, de 19 anos, orgulhosapela conquista damedalha de bronze. O projetoé financiado pelo Pró-Esporte RS, um programa de incentivoefinanciamento de projetos esportivos e paradesportivos feitopor meio de patrocínios de empresas quecompensamo valorinvestidocoma redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que recolhem.

As atletas receberam das mãos do secretário Danrlei o diploma de Mérito Esportivo, homenagem a quem honra o esporte gaúcho -Foto: Christian Farias/Ascom SEL
Continua após a publicidade

Com 40 anos,Lindiaracomeçou no tiro com arco há apenas cinco meses e já conquistou medalha de prata em sua primeira participação em competições nacionais, ao lado do parceiro de equipe,DenilsonSouza. Ela acredita que o espaçopara treinamentos doCetefoi fundamentalparaque pudesseaperfeiçoar a técnica, em tão pouco tempo praticandoa modalidade. "Em janeiro, começamos a treinar e eu propus um desafio para a Alexandra. Eu disse que queria participar doCampeonatoBrasileiro e tentar uma vaga paraParalimpíadadeParis, em 2024. Agora, a gente tem um trabalho intenso, eu e todaaequipe que trabalha comigo”, contaLindiara.

Na última segunda-feira (22), o secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, visitou oCete, onde se reuniu comaequipedo tiro com arco. No encontro, que também contou com a presença do diretor doCete, Nelson Cerqueira, as atletas e a treinadora receberam do secretário o diploma de Mérito Esportivo, uma homenagem idealizada pela SELpara quem honra o esporte gaúcho.

Texto: Ascom SEL
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom