A exposição “Afinidades II – Elas!”, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer , poderá ser vista até este domingo, 28 de maio, na Sala 3. A mostra faz parte do projeto “Afinidades”, que teve início em 2021 e trouxe nessa edição um olhar feminino.Com curadoria de Marc Pottier, dez artistas brasileiras foram convidadas para uma imersão na coleção permanente do MON. As participantes selecionaram obras do acervo com as quais têm maior afinidade e, a partir delas, construíram uma nova narrativa.
O resultado é uma mostra com cerca de 130 obras, que reúne peças de autoria diversas, como Poty Lazzarotto e coleções de arte africana e asiática, além de trabalhos inéditos das artistas convidadas. São elas: Carina Weidle, Debora Santiago, Juliana Notari, Juliana Stein, Laura Vinci, Leila Pugnaloni, Maria Macêdo, Mariana Palma, Regina Silveira e Vilma Slomp.
Estas novas composições permitem revisitar o amplo acervo do MON, com cerca de 14 mil obras. Além de criar novos diálogos, “Afinidades II – Elas!” percorre a história do século XIX até os dias de hoje.
Exposição de Efigênia Rolim e Hélio Leites no MAC-PR é finalista do prêmio ABCA
SOBRE O MON– O Museu Oscar Niemeyer é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
“Afinidades II – Elas!”
Até domingo, 28 de maio
Sala 3