Um fazendeiro da cidade de Altamira do Paraná, na região da Comcam, foi multado nesta terça-feira (16) em R$ 108 mil por uma equipe da Polícia Ambiental de Campo Mourão. Ele não teve a identidade divulgada pelas autoridades.
De acordo com a polícia, o infrator estava transformando uma área de mata nativa em pastagem ao gado sem licença ambiental. A Polícia Ambiental chegou ao fazendeiro após uma denúncia anônima.
Com base nas informações, uma equipe deslocou à propriedade onde fez uma vistoria minuciosa. No local, constatou a substituição de mais de 5 hectares de vegetação nativa por plantio de capim brisantão, com a intenção de converter a floresta nativa em área de pastagem. Questionado se tinha licença ambiental para a prática, o homem informou que não.
Segundo a polícia, entre a vegetação nativa desmatada, foram identificadas árvores de perobas, constante na Lista Nacional de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção. O proprietário do imóvel, responsável pelos danos à vegetação, recebeu dois autos de infração ambiental, totalizando R$ 108 mil. A área que já havia desmatado foi embargada. Ele responderá ainda criminalmente pela ação.