Trânsito Paraná
Adolescentes da rede estadual participam de projeto de educação no trânsito do Detran-PR
A atividade faz parte do Projeto Detranzinho. Os estudantes deverão contextualizar os ensinamentos para aplicar no entorno da escola. Eles se colo...
11/05/2023 09h05
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: DETRAN

Aproximadamente 200 estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paulo Leminski, em Curitiba, participam de um novo projeto educativo do Detran-PR. A ação teve início neste mês de maio, em alusão à campanha Maio Amarelo, que visa sensibilizar a sociedade sobre os riscos de acidentes e mortes no trânsito.

A atividade faz parte do Projeto Detranzinho, realizado pela Escola Pública de Trânsito, que, até então, era direcionado a crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, com atividades lúdicas e pedagógicas, inserindo conceitos de trânsito. Agora, o programa chega aos adolescentes de forma adaptada.

Aos estudantes serão apresentados os conceitos do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que tem o intuito de reduzir em 50% as mortes no trânsito em um período de dez anos, e também o conceito de “Visão Zero”, de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.

Após esta fase, as turmas irão trabalhar com os seis pilares do Pnatrans: Gestão de Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às Vítimas; Normatização e Fiscalização.

Continua após a publicidade

A pedagoga da Escola Pública de Trânsito, Karine D’ Karla Berber Correa, explica como o projeto está em fase de implantação. “Estamos com um projeto-piloto, uma nova perspectiva com o ensino médio, em que os estudantes deverão contextualizar os ensinamentos para aplicar no entorno da escola. Eles se colocarão no papel de gestores, realizando um diagnóstico para depois apresentarem soluções e melhorias por um trânsito seguro”, comenta.

O projeto, que será reproduzido em outras instituições de ensino do Estado, é focado na convivência no trânsito, de forma humanizada, e não apenas nos veículos, mas em todos os agentes.As turmas que se destacarem terão a oportunidade de apresentar a proposta para a Prefeitura de Curitiba e autoridades de órgãos governamentais.

O gerente de Fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR), Gesse Ferreira Lima, comenta a parceria. “Estamos felizes em participar deste projeto, traremos toda a assessoria e consultoria na questão de infraestrutura urbana, no sentido de colaborar para maior segurança, principalmente no entorno da escola. Vamos acompanhá-los ao longo desta jornada”, afirma.

A ação é uma parceria entre o Detran-PR, CAU-PR, Prefeitura de Curitiba e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e, ainda, com o Shopping Jockey Plaza, que fica nos arredores do Colégio Paulo Leminski e que fez o acolhimento dos jovens participantes do projeto oferecendo uma sessão de cinema com pipoca e refrigerante.

MAIO AMARELO– O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução nº 980/2022do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A campanha conta com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicos e privados afins e correlatos com o setor dos transportes.