A General Motors (GM) anunciou que está recolhendo o software de direção automatizada em 300 veículos da sua unidade de robotáxi após um acidente em São Francisco, na Califórnia.
O veículo sem motorista Cruise (AV) bateu na traseira de um ônibus articulado da Autoridade de Trânsito Municipal de São Francisco no dia 23 de março. A colisão foi causada por um erro de software e acarretou danos moderados ao veículo.
Em resposta a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a empresa disse que o software foi atualizado em 25 de março devido a preocupações de que ele não pudesse prever precisamente o movimento de veículos articulados, como os de ônibus e reboques.
Fender dobras como essa raramente acontecem com nossos AVs, mas esse incidente foi único. Não esperamos que nossos veículos batam na traseira de um ônibus sob quaisquer condições, então mesmo um único incidente como este merece um estudo imediato e cuidadoso
Kyle Vogt, CEO da General Motors (GM.N) Cruise LLC, em post no site
O acidente aconteceu quando o ônibus saiu de um ponto para a via de tráfego e parou. O veículo automatizado chegou a apertar os freios, mas o atraso na resposta fez com que ele colidisse a uma velocidade de 16 quilômetros por horas.
Como o AV já havia visto a seção frontal e reconhecido que o ônibus poderia dobrar, ele previu que o ônibus se moveria como seções conectadas com a seção traseira seguindo o caminho previsto da seção frontal.
Em setembro de 2022, 80 veículos Cruise (AV) já haviam passado por atualizações após um incidente em junho que deixou dois feridos, também em São Francisco.
A NHTSA já vem monitorando os veículos da General Motors Cruise LLC desde o ano passado por temer previsões incorretas. Em dezembro, ela abriu uma investigação após receber informes de que os Crusie (AV) travavam inadequadamente ou ficavam imobilizados.
A empresa anunciou que após a atualização esse tipo de acidente não vai mais acontecer.