Segunda, 29 de Abril de 2024
21°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Senado Federal Senado Federal

Aprovado acordo Brasil-Equador sobre bens culturais roubados

O Plenário aprovou nesta quinta-feira (23) um projeto de decreto legislativo (PDL 263/2022) que confirma o acordo entre Brasil e Equador sobre bens...

23/03/2023 às 18h00
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco comanda a sessão do Plenário - Edilson Rodrigues/Agência Senado
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco comanda a sessão do Plenário - Edilson Rodrigues/Agência Senado
O Plenário aprovou nesta quinta-feira (23) um projeto de decreto legislativo (PDL 263/2022) que confirma o acordo entre Brasil e Equador sobre bens culturais roubados ou ilicitamente exportados. O texto segue para promulgação. Na Comissão de Relações Exteriores (CRE), o projeto recebeu relatório favorável do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Assinado em 2012, no Peru, o texto reconhece a importância da proteção do patrimônio cultural dos dois países. A matéria prevê medidas de cooperação que possibilitem a recuperação de bens culturais roubados, importados ou exportados ilicitamente. O acordo tem como referência instrumentos internacionais como as convenções da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), de 1970, e do Instituto Internacional para a Unificação do Direito Privado (Unidroit), de 1995. Os dois países se responsabilizam por recuperar e devolver bens arqueológicos, históricos e culturais que tenham sido furtados, roubados ou desviados. O texto prevê a troca de informações e a realização de investigações para identificar os responsáveis pelos furtos, roubos ou desvios. A matéria estabelece ainda a difusão entre autoridades alfandegárias e policiais de portos, aeroportos e fronteiras de informações relativas aos bens culturais que possam ser objeto de roubo ou tráfico. Brasil e Equador se comprometem ainda a isentar de direitos alfandegários e demais impostos a repatriação de bens arqueológicos, históricos e culturais recuperados em decorrência da aplicação do acordo. 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 22h05 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 30°

Ter 30°C 19°C
Qua 29°C 20°C
Qui 31°C 20°C
Sex 32°C 19°C
Sáb °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias