O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) será palco de uma celebração única nesta terça-feira, 21 de março, Dia das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Entre as diversas atrações estão a roda de conversa, apresentação musical e exposições de artefatos tradicionais de religiões de matriz africana.
Para os organizadores, a celebração, além de oportunidade de valorizar e divulgar a cultura afro-brasileira, é uma forma de promover a inclusão e o respeito à diversidade religiosa. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.
As atrações começam às 16 horas com "Respeito Religioso", uma roda de conversa aberta ao público com autoridades, mães e pais de santo convidados. Participarão Edimar Mathias, dirigente da Casa de Axé Ilê Axé Babá Oxalá; Eduardo Petri, dirigente do Terreiro Paity-Pairá; Leonardo Munhoz da Rocha Guimarães, dirigente do Terreiro Filhos do Sol; Lucília Guimarães, dirigente do Terreiro Pai Maneco, e Olympio Sotto Maior, procurador da Comissão de Direitos Humanos do Estado do Paraná.
Em seguida, às 18 horas, o museu vira palco para a atração musical “Matrizes Africanas”, com ritmos e músicas tradicionais de terreiro.
EXPOSIÇÃO -Também nesta terça-feira será aberta a exposição “Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé”, que ficará em cartaz de 21 de março a 14 de maio. A curadoria é feita pelo agente cultural Kandiero, as instituições culturais Aoca Eco Arte, Mandata Preta da Câmara de Curitiba, além de outros do Terreiro do Pai Maneco, Cabana Pai Tomé e Mãe Rosário e Terreiro Pai Ferro.
SERVIÇO
Dia das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé
Data: terça-feira, 21 de março
Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná - Barão do Rio Branco, 395
Roda de Conversa
Horário: entre 16h e 18h
Exposição
Abertura: 16h
Atração musical “Matrizes Africanas"
Horário: 18h
Entrada gratuita, sem inscrição prévia