Internacional Radioatividade
Usina nuclear dos EUA admite vazamento radioativo de água contaminada
A Agência de Controle de Poluição de Minnesota (MPCA) declarou que cerca de 400 mil galões de água com trítio vazaram a partir de um cano quebrado na instalação
17/03/2023 20h34
Por: Redação Fonte: Sputniknews
Divulgação

Nessa quinta-feira (16), a empresa Xcel Energy anunciou que foi detectado vazamento de mais de 1,5 milhão de litros de água contaminada com trítio, elemento radioativo, em uma central nuclear de Monticello, região próxima à cidade de Minneapolis, no norte do país.

A companhia, que é proprietária da usina, está trabalhando para erradicar os vestígios do vazamento e reafirma que a água contaminada não foi detectada na água potável local e, portanto, "não representa perigo para o povo". 

A Agência de Controle de Poluição de Minnesota (MPCA) declarou que cerca de 400 mil galões de água com trítio vazaram a partir de um cano quebrado na instalação.

O acidente foi descoberto ainda em novembro de 2022, mas as autoridades optaram por não compartilhar as informações com o público no momento porque a empresa e o estado estavam "lidando com a situação ativamente", segundo relatos.

Continua após a publicidade