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Consumidor.gov registra mais de 70% de demandas resolvidas no setor de Turismo
Administrada pelo Ministério da Justiça em parceria com o Ministério do Turismo, plataforma solucionou mais de 8 mil reclamações resolvidas no 4º t...
15/03/2023 16h10
Por: Redação Fonte: Ministério do Turismo
Consumidor.gov.br

O Relatório de Monitoramento dos Prestadores de Serviços Turísticos na plataforma Consumidor.gov mostrou que mais de 70% das reclamações registradas no 4º trimestre de 2022 foram solucionadas. O índice representa a resolução de mais de 8 mil demandas dos consumidores do país, uma alta de 10,39%, quando comparado ao mesmo período de 2021. 

A plataforma gerida pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), permite uma comunicação direta entre consumidores e empresas do setor, isso devido a um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Pasta e o Ministério do Turismo que permite o registro de serviços turísticos na plataforma.

Clique AQUI para acessar a plataforma para saber mais.

De acordo com o relatório, a plataforma conta com 33 empresas exclusivamente cadastradas como prestadoras de serviços turísticos, no segmento de "Viagem, Turismo e Hospedagem". Existem ainda as empresas que não estão cadastradas no nicho do turismo, mas atuam, de alguma forma, em relação ao setor, como as companhias aéreas. 

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Ainda no 4º trimestre de 2022, apenas 54 demandas não obtiveram resposta, esse percentual resulta em apenas 0,46% do total de demandas. Destaque para as empresas que alcançaram resolutividade acima de 70%, como Maxmilhas (82%), 123 Milhas (79%), Hurb – Hotel Urbano (71%).

As premissas que regem a plataforma incluem a de que o acesso à informação potencializa o poder de escolha dos consumidores e contribui para o aprimoramento das relações de consumo e, ainda, a transparência e controle social, imprescindíveis à efetividade dos direitos dos consumidores. Tais informações apresentadas pelos cidadãos consumidores são estratégicas para gestão e execução de políticas públicas de defesa do consumidor

CONSUMIDOR.GOV.BR– Administrado pelo Ministério da Justiça, a plataforma permite uma interlocução direta entre consumidores e empresas. O objetivo da plataforma consumidor.gov.br é proporcionar um serviço digital público, federal e gratuito que permita solucionar conflitos digitais.

No site o consumidor pode consultar segmentos da economia, e especialmente empresas do setor de turismo, como agências de viagens, companhias aéreas, hotéis, locadoras de veículos e bares e restaurantes.