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Elas que transformam e desenvolvem o Turismo brasileiro
No Dia Internacional da Mulher, Ministério do Turismo destaca a importância delas para o desenvolvimento e qualificação do setor
08/03/2023 17h20
Por: Redação Fonte: Ministério do Turismo
Mulheres são maioria no turismo. Crédito: Roberto Castro/MTur

Lugar de mulher é onde ela quiser, sim! E o Turismo é a prova disso. No comando de órgãos, entidades e empresas do setor e na linha de frente das agências/operadoras turísticas, dos meios de hospedagens e em tantas outras atividades da nossa cadeia econômica, elas representam 54% da força de trabalho do Turismo em todo o mundo e 49% no Brasil. No Ministério do Turismo, elas são 57,4% dos servidores e colaboradores e participam das principais decisões sobre as políticas públicas para o desenvolvimento do turismo nacional.

E nada mais justo do que ter uma mulher na liderança do maior órgão de Turismo do Brasil. À frente da Pasta desde janeiro deste ano, Daniela Carneiro, recebeu com alegria e orgulho essa oportunidade. “Receber a missão do presidente Lula para contribuir com o turismo no nosso Brasil foi desafiadora para mim! Como sou movida a desafios, encarei com determinação essa importante atribuição de reconstruir e liderar este apaixonante setor”, disse.

Segunda ministra mulher a comandar a Pasta do Turismo no país ao longo de 20 anos, Daniela destacou ainda que entre os seus compromissos está aumentar o número de mulheres no setor. “Assumi o Ministério do Turismo com a missão de ampliar a participação feminina, principalmente em espaços de liderança, com ações que passam necessariamente pela qualificação. Nós, mulheres, somos potentes! Somos maioria da força de trabalho do turismo no mundo. Juntas, com garra e determinação, podemos ser o que quisermos ser”, concluiu.

Dados do Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas apontam que atuam no setor de Turismo (Cadastur) mostram que quase 52% dos guias de turismo no Brasil são mulheres, totalizando 15.742 trabalhadoras atuando na profissão. Elas são, ainda, grande maioria na formação técnica e superior, representando cerca de 70% dos estudantes dos cursos que envolvem o setor no país. Nas duas principais capacitações ofertadas pelo Ministério do Turismo (Atendimento ao Turista e Gestor de Turismo), elas representaram 61,2% do total de profissionais concluintes dos cursos. 

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Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a força de trabalho feminina pode dar um impulso ao crescimento e produtividade de diversos setores. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2019, a taxa de participação feminina na força de trabalho foi de 54,5%.

TURISMO QUE MUDA A VIDA DELAS- Desde a última segunda-feira (06.03), o Ministério do Turismo veicula em suas redes sociais a websérie “O Turismo que muda a vida delas”. Os vídeos trazem histórias de personalidades femininas que tiram da atividade turística o seu sustento e se destacam em suas respectivas áreas de atuação. Voz, protagonismo e espaço são relatos do que o turismo trouxe para o presente dessas brasileiras, que compartilham nesta websérie um pouco sobre como o turismo foi e continua sendo importante para dar visibilidade às mulheres e fortalecer o empreendedorismo feminino.

PLANO DE GESTÃO- Maior inclusão e participação do público feminino no turismo é uma das ações estratégicas do plano de 100 dias, lançado no começo de fevereiro pelo Ministério do Turismo. Entre as ações previstas estão a ampliação da oferta de cursos de qualificação e de crédito para pessoas físicas e pequenos empreendedores, com foco no empreendedorismo feminino.

O plano é dividido em cinco eixos estratégicos: Diálogo; Sustentabilidade e mudanças climáticas; Carnaval; Estruturação de destinos e Redução do preço das passagens aéreas.

 

Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo