A Polícia Militar (PM) de Umuarama repassou mais informações sobre os dois corpos que foram encontrados na noite deste sábado (18) e início da tarde de domingo (19) nos municípios de Maria Helena e Umuarama, respectivamente. A princípio as duas mortes foram cometidas pelo mesmo suspeito, que foi detido no fim da tarde de hoje.
De acordo com informações repassadas pelo Tenente Ramalho, do 25º Batalhão, em coletiva à imprensa na tarde de hoje, a Polícia Militar, o BPFron (Batalhão de Operações de Fronteira), Guarda Municipal e Polícia Civil iniciaram buscas para encontrar o paradeiro do médico Renan Tortejada – que desapareceu durante o trajeto de Toledo à Maringá, passando por Umuarama – desde que eles receberam informações de o celular do médico havia sido encontrado no Lago Aratimbó e que o veículo dele, um Honda Civic de cor chumbo, estaria transitando Umuarama.
Em paralelo com as buscas, os policiais receberam informações sobre um corpo que havia sido encontrado em uma área rural de Maria Helena e que teria sido desovado por um veículo com as características do Civic que pertencia ao médico. A equipe foi até o local e encontrou o corpo de um travesti, que foi recolhido pelo IML de Umuarama e até o momento não foi identificado.
Foi então que no fim da manhã deste domingo (19) com a ajuda de familiares que monitoravam a informação de que o Civic de Renan estaria na cidade, os policiais conseguiram abordar o veículo na avenida Duque de Caxias, próximo ao Tiro de Guerra, que estava sendo ocupado por dois suspeitos.
Em conversa com os policiais, o condutor – que possuía um mandado de prisão em aberto por roubo – confessou a autoria dos dois crimes: tanto o homicídio do corpo que foi encontrado em Maria Helena, quanto do homicídio envolvendo Tortejada. Ele ainda apontou aos policiais que teria enterrado o médico de Toledo no Bosque Uirapuru, próximo ao muro do estádio Lúcio Pipino.
A PM, acompanhada das equipes de Criminalística da Polícia Civil e peritos do Instituto Médico Legal de Umuarama se deslocaram até o local apontado e lá encontraram um corpo, já sem vida, que a princípio seria o de Renan.
O autor do crime relatou à PM que teria marcado um encontro com o médico no Bosque Uirapuru, e, após um desentendimento com o médico, teria o executado e enterrado seu corpo no interior do bosque. A vítima que foi encontrada em Maria Helena seria uma pessoa que teria testemunhado o assassinato e por isso também foi morto pelo suspeito.
O segundo ocupante do veículo, segundo o autor, seria uma pessoa que ele teria buscado no município de Goioerê. Ambos foram encaminhados para a 7ª Subdivisão Policial de Umuarama.