O desenvolvimento do 4º lote de satélites meteorológicos Fengyun-3 (FY-3) da China foi iniciado, de acordo com a Academia de Tecnologia de Voos Espaciais de Xangai, uma subsidiária da China Aerospace Science and Technology Corporation.
Atualizada a partir da série FY-1, a série FY-3 é a segunda geração de satélites meteorológicos chineses em órbita polar e foi projetada para reforçar a capacidade global de aquisição de dados do país para coletar mais informações sobre as características das nuvens e da superfície. Eles podem fornecer parâmetros atmosféricos, terrestres e da superfície do mar que são globais, para todos os climas, tridimensionais, quantitativos e multiespectrais.
O 4º lote de satélites Fengyun-3 é o último da segunda geração de satélites meteorológicos de baixa órbita da China, consistindo de um satélite de medição de precipitação em órbita inclinada e um satélite em órbita síncrona ao Sol no início da manhã.
Após a implantação do 4º lote de satélites FY-3, a China verificará em órbita, pela primeira vez, a observação colaborativa de seus satélites meteorológicos em órbitas altas e baixas, em um esforço para apoiar o desenvolvimento do sistema de observação inteligente de satélites meteorológicos de terceira geração, informou a academia.