O satélite de telecomunicações APSTAR-6E da China se separou recentemente de seu módulo de propulsão independente, iniciando sua jornada de mudança de órbita com propulsão elétrica, de acordo com a China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC), desenvolvedora do equipamenro.
O APSTAR-6E foi lançado por um foguete transportador Longa Marcha-2C, do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, em 13 de janeiro, e entrou em sua órbita planejada com sucesso. Sendo um satélite comercial econômico de nova geração com alto desempenho, alta eficiência e alta relação custo-desempenho, ele é o primeiro da China a mudar sua órbita de forma totalmente autônoma, disse a CASC.
Depois de ser separado de seu módulo de propulsão independente, o satélite será transferido para a órbita síncrona por seus dois sistemas de propulsão elétrica. O satélite será usado principalmente para fornecer serviços de comunicação de banda larga de alto rendimento e com alta relação custo-desempenho para a região do Sudeste Asiático.