Chegou a melhor época do ano para os apaixonados por essa fruta tão pequena, mas cheia de sabor. Começou a temporada de vindima nas principais regiões de plantação de uva no Brasil, concentradas principalmente no Rio Grande do Sul. A Agência de Notícias do Turismo fez uma lista com alguns lugares para visitar durante esse momento tão especial.
Durante todo o ano, a região Sul se prepara para receber turistas na famosa Vindima, que acontece entre os meses de janeiro a março. O Rio Grande do Sul fica responsável por 90% da produção de vinhos e sucos e 85% da produção de espumantes Brasil.
FLORES DA CUNHA– Flores da Cunha é a maior produtora de uvas e vinhos do Brasil e nessa época a região está recheada de cultura com “É tempo de Vindima”, que acontece até o dia 19 de março e promove celebrações e comilanças envolvendo o universo das uvas. A cidade realiza verdadeiras experiências para conhecer as vinícolas e degustar ótimas uvas e vinhos. Um exemplo disso é a Vinícola Boscato com uma degustação harmonizada; a Ulian que cria uma experiência familiar; Cave de Angelina com muitas uvas e uma forte tradição familiar e muito mais.
Clique AQUI e veja a programação completa dessa época em Flores da Cunha.
BENTO GONÇALVES– Quer ter uma experiência de filme e pisar em uvas? No Vale dos Vinhedos é possível desfrutar dessa atração e ainda conhecer ótimos restaurantes fazendo um tour pelos corredores de uvas que estão recheados nesta época. Para aqueles que procuram uma visita mais calma e até mesmo conversar com os produtores rurais, a Vinícola Cainelli em Bento Gonçalves possui um ambiente familiar com uma caminhada entre os vinhedos, colheita de uvas, meredim (lanche típico da região) e ainda andar de Tuc-tuc até a vinícola.
A cidade monta uma estrutura inteira durante esses meses para receber os turistas, clique AQUI e veja a programação completa.
GRAMADO- Gramado também não fica de fora! De acordo com um levantamento do site de viagens Booking.com, Gramado foi eleito o 2º destino nacional mais recomendado pelos brasileiros para se tomar vinho durante as férias. A Vila do Vinho se junta à praça das Etnias para promover uma decoração digna de passeios com os melhores vinhos e sucos de Gramado. Uma experiência cheia de imersão na cultura e tradições da produção de uva.
CANELA– Em Canela, a Vinícola Jolimont é uma das mais conhecidas do Sul. Durante a visita, os turistas podem pisar em uvas ao som de muita música italiana e experimentar os melhores vinhos da propriedade. Para finalizar, o visitante pode ir até o Mirante Jolimont, um ambiente agradável em meio às videiras, para relaxar com uma vista deslumbrante dos vales e montanhas da cidade.
JUNDAÍ– Grande tema no município de Jundiaí, em São Paulo, 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos, que acontece entre janeiro e início de fevereiro, é um sucesso e atrai turistas de todo o país. De acordo com a prefeitura da cidade, foi registrado um aumento de 30% na taxa de ocupação dos hotéis nos primeiros dias do evento, que começou no dia 13 de janeiro.
Segundo pesquisa realizada pelo Departamento de Fomento ao Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e turismo (UGAAT), Jundiaí recebeu moradores de 209 cidades e de 25 estados mais o Distrito Federal. São mais de 50 mil visitantes apenas no primeiro fim de semana do evento sempre com expectativas de aumentar esse número.
EXPERIÊNCIAS DO BRASIL RURAL– Promovendo a cultura da vindima e fortalecendo o setor da agricultura familiar, o Ministério do Turismo vem trabalhando por meio do projeto Experiências do Brasil Rural (EBR) em vários estados do Brasil. Dentre as rotas desse projeto, algumas se destacam pela produção e promoção de uvas e vinhos, como a rota Ferradura dos Vinhedos (RS), Farroupilha Colonial (RS) e a Rota Turística do Café e do Vinho (SP). O Projeto proporciona a profissionalização dos agricultores familiares associados ao turismo, além de fomentar e estruturar dos destinos e empreendimentos que fazem parte da iniciativa, criando experiências memoráveis para os turistas.