Um trem de alta velocidade “Fuxing” partiu de Harbin, capital da Província de Heilongjiang, no nordeste da China, marcando sua operação na maior latitude e sob temperaturas mais baixas, na quinta-feira. Esse é um feito notável na inovação tecnológica ferroviária da China. A EMU (Unidade Múltipla Elétrica) do Fuxing CR400BF-GZ é o trem-bala mais rápido, mais resistente à geada e mais inteligente da série Fuxing, informou Xu Shoutao, funcionário da China Railway Harbin Group.
O trem tem uma função automática de anti-congelamento, com materiais e componentes projetados para resistirem a baixas temperaturas, de modo que pode operar normalmente mesmo em um ambiente extremamente frio de temperatura de menos 40 graus Celsius, explicou ele. De acordo com a empresa, atualmente estão em operação duas EMUs do tipo em Heilongjiang para aumentar a capacidade de transporte antes da Festa da Primavera. Mais quatro trens do mesmo modelo também vão entrar em operação na província após a festa.
A EMU do Fuxing foi projetada e fabricada independentemente pela China e tem uma velocidade operacional de 350 quilômetros por hora.