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O que é e como implementar uma comunicação 360°?
Erik Ramalho, CEO da Beehome, comenta o case do Grupo Moura e explica como diversificar o formato do conteúdo, direcioná-lo para públicos específic...
04/01/2023 17h25
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Foto: Reprodução

O Grupo Moura conectou cerca de seis mil colaboradores em uma plataforma integrada de comunicação e serviços com o apoio da Beehome, plataforma integrada para comunicação interna, rede social corporativa e gestão de pessoas e processos. O projeto nasceu a partir da reestruturac?a?o da a?rea de comunicac?a?o interna, iniciada ha? quatro anos, que expo?s a necessidade de implementar um canal de comunicac?a?o instanta?nea.

Ate? enta?o, a organizac?a?o na?o possui?a uma plataforma digital de comunicac?a?o e lidava com a dificuldade de transmitir informac?o?es para um volume significativo de trabalhadores “deskless“, ou seja, aqueles que na?o trabalham em uma mesa, e sim atuando nas diversas operac?o?es e atividades de uma fa?brica.

Erik Ramalho, CEO da Beehome, conta que, com mais de seis mil colaboradores, alocados em sete fa?bricas no Brasil e Argentina e em mais de oitenta distribuidores, o Grupo Moura esbarrava no desafio de como se comunicar com os colaboradores certos, no momento ideal e de forma assertiva. 

Segundo Ramalho, a estrutura da companhia aumentava a complexidade de disseminar a informac?a?o de modo segmentado. Ale?m do mercado automotivo, a Moura produz baterias e sistemas de acumulac?a?o de energia para as mais diversas aplicac?o?es, como motos, barcos, empilhadeiras, nobreaks, metro?s, trens, estac?o?es de telefonia, sistemas de armazenagem, entre outros. O Grupo tambe?m mante?m frentes verticalizadas, como as transportadoras Log M e Bitury, e um instituto de ac?a?o social que leva o nome da fundadora, Conceic?a?o Moura.

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“Com o apoio da plataforma Beehome, o grupo implementou o “Moura+”, ferramenta que se tornou estrate?gica para a comunicac?a?o interna, conectando simultaneamente os seus colaboradores, independentemente da func?a?o ou localizac?a?o geogra?fica”, detalha Ramalho.

Para ele, a comunicação 360º pode ser definida como uma estratégia que visa distribuir conteúdos e informações para os colaboradores de forma global, em múltiplos canais de acesso e, principalmente, permite que a comunicação seja bilateral: a empresa e os colaboradores são capazes de produzir conteúdos e interagir com eles.

O especialista explica que a primeira etapa é selecionar uma ferramenta de comunicação interna capaz de atender à premissa básica do projeto. Para tanto, a empresa precisa levar em consideração três pilares estratégicos: diversificar o formato do conteúdo, direcioná-lo para públicos específicos e ser multitela. A seguir, ele comenta cada um dos elementos:

Diversificar formato de conteúdos

“Hoje, as pessoas estão habituadas a consumir conteúdos de vídeo em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok, e em áudio, por meio de podcasts. Por isso, escolha uma plataforma software que permita explorar isso em seu projeto de comunicação 360”, diz ele. “Evite ficar apenas nos comunicados escritos. Por mais bem redigidos, os textos não são tão inclusivos e dinâmicos como os conteúdos multimídia”, recomenda.

Direcionar os conteúdos para públicos específicos

Ramalho destaca que é preciso utilizar uma ferramenta que permita a segmentação do conteúdo a públicos escolhidos. “Você não precisa liberar um comunicado que vai impactar apenas sua área comercial para toda a empresa. É importante que o colaborador, ao acessar o app de comunicação interna, tenha acesso a um conteúdo para impacta-lo direta ou indiretamente”.

Investir na comunicação multitela

“Expanda sua comunicação além dos limites do aplicativo ou portal de comunicação interna”, aconselha o empresário. “Planeje o uso de TVs corporativas, que irão substituir os antigos murais de avisos. Selecione uma plataforma que já oferece isso tudo de forma integrada, evitando, assim, que você tenha que gerir dois ambientes de conteúdo”, complementa.

Comunicação 360º promove conexão disseminação da cultura corporativa 

Ramalho observa que, em média, 80% da força de trabalho não está na frente de um computador. No entanto, cerca de 91% da população mundial possui smartphones. No Brasil, há mais smartphones (242 milhões) do que habitantes (214 milhões), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O CEO da Beehome destaca que, antes da inclusão digital, era desafiador manter uma conexão permanente com o colaborador e disseminar a cultura corporativa da empresa. No momento atual, onde todos possuem celulares inteligentes, o desafio agora é motivar o engajamento do colaborador e seu consequente interesse em utilizar um aplicativo de comunicação interna de uma empresa.

“Para esse desafio, além das estratégias de conteúdo citadas, é preciso que a plataforma de software de comunicação ofereça soluções que impactem o dia a dia do colaborador com ferramentas de gamification, solicitações ao RH (Recursos Humanos), holerites, acesso a documentos importantes e canal de ouvidoria, entre outros”, afirma.

Dessa forma, todo o contexto de perfil de colaborador será impactado positivamente ao usar o aplicativo de comunicação da empresa, conclui Ramalho.

Para mais informações, basta acessar: https://www.beehome.company/pt/