A Região Sul do Paraná, que tem como centro o núcleo de União da Vitória, está dando um grande passo para se tornar referência também no turismo, assim como já é na produção agropecuária, sobretudo de erva-mate e uvas. Neste fim de semana, acontece a 1.a Expo Turismo Sul do Paraná, com o tema: "o turismo acontece à sombra das araucárias ".
O evento foi organizado pela Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema) e conta com opatrocínio do Governo do Estado, Copel e Fomento Paraná, além de apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná).
Realizado na recém-reformada Estação Ferroviária União, entroncamento dos municípios de União da Vitória (PR) e Porto União (SC), a Expo Turismo está recheada de uma agenda técnica, rodadas de negócios e exposições. Também há espaço gastronômico típico, shows, apresentações folclóricas e uma estação para os municípios mostrarem seus produtos característicos.
"No Dia da Bandeira, vocês estão levantando uma bandeira importante, que é esse movimento de turismo para levar a economia a pulsar mais forte, tornando o que já é belo em algo muito maior", afirmou o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Norberto Ortigara. "Aqui tem belezas naturais, belezas culturais e gente com capacidade para receber e tratar bem as pessoas."
CONSOLIDAÇÃO- A presidente da Atema, Daiane Scolaro, comemorou a consolidação da região Sul do Estado no Mapa do Turismo brasileiro. "Queremos gerar negócios, ampliar as possibilidades de emprego, melhorar a qualidade de vida da população local", acentuou. "Este é um momento histórico para a região, que mostra um potencial turístico gigante, por isso temos certeza que vamos caminhar firmes e fortes na proposta de ter o reconhecimento nacional."
A Região Turística Sul do Paraná, que abrange os municípios de Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paulo Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória, foi criada em março do ano passado. Porto União, município do norte catarinense, também se integra à parceria turística.
A Atema tem como objetivo contribuir para a evolução de políticas públicas, com ênfase nas áreas de turismo, meio ambiente, agricultura orgânica, apicultura, agroindústria, agrofloresta, cultura e patrimônio histórico.
PARTICIPAÇÕES- Além do secretário, participaram do evento o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, o presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, o presidente da Ceasa, Éder Bublitz, o diretor do Departamento de Florestas da Seab, Breno Menezes, o chefe do Núcleo da Seab em União da Vitória, Carlos Rasera, o gerente regional do IDR-Paraná, Rubens Sieburger, o gerente regional da Adapar, Osny Kaseker, a representante da Paraná Turismo, Vera Lúcia Meza, prefeitos e secretários dos municípios da região. As próximas edições da Expo Turismo Sul serão distribuídas pelos outros municípios.